O orangotango órfão mais triste do mundo que foi maltratado por anos pelos donos

de Merelyn Cerqueira 0

Nomeado como Bujing, o orangotango teve sua comovente história contada por uma conservacionista australiana e amante dos animais, Kylie Bullo, que comanda um projeto de conservação da espécie.

Segunda ela, Bujing foi tirado dos braços da mãe ainda bebê, após sua morte por maus-tratos. Assim, ele foi vendido como animal de estimação por apenas 75 dólares, e mantido em condições precárias de saúde – acorrentado por quatro anos do lado de fora de uma casa, em uma aldeia em Bornéu, na Indonésia.

orangotando-mais-triste-do-mundo

Bullo então, por meio de seu projeto de proteção de orangotangos (The Orangutan Project), viajou por mais de oito horas para ajudou a salvar o animal. Quando ela e sua equipe o encontraram, ele estava magro e sem pelos, devido a desnutrição. Os “donos”, disseram que quando era mais jovem, costumavam banhá-lo regularmente, e alimentá-lo com leite. “No entanto, conforme crescia, eles o mantiveram preso para impedi-lo de comer a comida dos vizinhos”, disse Bullo ao Daily Mail Austrália. “Ele também tinha dois ferimentos profundos nas costas”.

Segundo ela, os proprietários não foram resistentes quando a equipe de resgate chegou, levando o pobre primata para o Centro Internacional de Resgate Animal, em Kalimantan Ocidental, Indonésia. Agora, com nove anos de idade, o animal anteriormente tratado de forma monstruosa, está ganhando novamente sua pelagem e está pesando dentro dos padrões nomrias, graças a uma nova e saudável dieta.

orangotando-mais-triste-do-mundo_02

Só podemos imaginar a tristeza e desespero que Bujing sentia a cada dia. Mas você pode ver os olhos dele agora e ainda ter um vislumbre de esperança por uma vida melhor à frente”, disse Bullo. “Ele é alguns anos mais velho do que seus companheiros, mais ainda é, consideravelmente, o menor. Isso em razão da desnutrição crônica que sofreu enquanto era tratado como animal de estimação. Felizmente, ele deixou para trás essa vida de miséria e desespero e agora tem uma segunda chance de viver a vida que um orangotango normal deveria”, finalizou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência