Lentes de contato especiais que mudam a curvatura dos olhos podem prevenir a miopia em crianças

de Bruno Rizzato 0

Um estudo recente revelou que as lentes de contato especiais destinadas a reformular a curvatura do olho poderiam ser usadas para retardar o desenvolvimento de miopia em crianças.

As descobertas foram publicadas no tabloide Advances in Ophthalmology And Visual Systems, mostrando que essas lentes, que devem ser usadas durante a noite, reformulam a curva dos olhos enquanto o usuário dorme.

Lentes corretivas de visão já foram disponibilizadas para adultos, após evidências de que a visão é melhorada alguns dias após o uso das lentes. A técnica, chamada de Ortoqueratologia, permite a redução da miopia sem a necessidade de cirurgia. Isso acontece através de um processo de aplanação da córnea, que possui propriedades elásticas.

A pressão exercida pelos moldes faz com que a zona central seja mais plana que a curvatura da córnea, reduzindo o poder refrativo ocular. O globo ocular pode ser estimulado a melhor focar a imagem, eliminando a miopia. Acredita-se que a redução máxima seja de 5 dioptrias de miopia e 1,50 dioptrias de astigmatismo.

Especialistas acreditam que as descobertas adicionais sobre a melhoria da visão em crianças sejam um grande avanço, podendo mudar radicalmente a maneira como miopia é tratada. Oftalmologistas da Birmingham Aston University, juntamente com o professor James Wolffsohn, estão, inclusive, montando a primeira clínica no Reino Unido para tratar miopia utilizando a técnica.

Os testes foram executados ao longo de três anos, em 10 centros oftalmológicos e clínicas pelos EUA, utilizando 282 crianças de 8 a 14 anos. Apesar disso, a pesquisa não concluiu se os efeitos vão durar caso as crianças interrompam o uso das lentes.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Visual Andalus ]

Jornal Ciência