A “dança de combate”! Vídeo mostra duas cascavéis brigando de forma surpreendente

de Bruno Rizzato 0

Uma mulher do Arizona, nos EUA, estava andando em uma trilha quando se deparou com cascavéis machos em uma briga elaboradamente orquestrada que foi apelidada de “dança de combate”.

Esse é um comportamento normalmente visto apenas durante a época de reprodução. Apesar de lembrar um ritual de acasalamento, aparentemente, eles realmente estavam brigando.

Eu observei algo estranho na mata, na colina, acenando, como fitas presas em um arbusto ou algo do tipo. Eu então ampliei o zoom da minha câmera e vi que eram cobras”, disse Laura Miller, que capturou a cena, mostrando as cobras se analisando e balançando em dois vídeos de curta duração, que podem ser vistos a seguir:

Não é a primeira vez que cascavéis são vistas em combate. Esse é um comportamento comum entre os membros da espécie. Em 2014, ciclistas de Los Angeles, nos EUA, viram uma “dança” do tipo, em seu percurso, que durou cerca de cinco minutos. Em seguida, elas fugiram.

Cascavéis machos, muitas vezes, passam vários dias com uma fêmea até que ela esteja pronta para acasalar. Se outro macho se aproxima, os dois machos podem se envolver em um combate. A luta envolve, tipicamente, os dois indivíduos se erguendo, tentando empurrar o outro de volta para o chão. Normalmente as vitórias são dos maiores, fazendo o perdedor deixar a área”, explicou Greg Pauly, um herpetologista do Museu de História Natural de Los Angeles, na época do outro vídeo.

Miller, após gravar seu vídeo recente, tomou a decisão certa ao ir embora quando perdeu de vista as duas cascavéis que estavam lutando. Provavelmente, uma briga quer dizer que uma cascavel fêmea está próxima do local.

[ Gizmodo ] [ Foto: Reprodução / Santa Monica Mountains National Recreation Area ]

Jornal Ciência