Se você acabou de comer, este não é o momento mais recomendado para assistir ao vídeo abaixo. Publicado recentemente no Facebook, ele basicamente mostra vários cravos sendo removidos com a ajuda de uma pinça.

Em inúmeras tentativas de limpar o rosto do paciente em questão, o especialista puxa, empurra e espreme os poros faciais obstruídos. Embora pessoas de estômago fraco não apreciem o tipo de conteúdo, ele alcançou 20 milhões de visualizações desde que foi postado nas redes sociais, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

imagens-mostram-cravos-sendo-espremidos
Publicado recentemente no Facebook, ele basicamente mostra vários cravos sendo removidos com a ajuda de uma pinça.

Segundo o dermatologista consultor, Dr. Nisith Sheth, da British Skin Foundation, o procedimento visto no vídeo é uma das formas mais comuns de remoção de cravos. “Ele precisa ser feito com cuidado e, de forma ideal, por um profissional, porque quando feito incorretamente pode resultar em infecções e cicatrizes”, explicou.

imagens-mostram-cravos-sendo-espremidos_02
Desde que o vídeo foi publicado no Facebook em setembro, ele alcançou mais de 20 milhões de visualizações.

Os cravos nada mais são do que poros (folículos pilosos) entupidos que não se tornaram espinhas. Eles podem na pele por semanas, meses e até mesmo anos. Normalmente, são compostos por uma formação dura e escura, feita principalmente de células mortas e sebo. A exposição ao oxigênio já causa o escurecimento dos poros, então a cor escura em si não representa sujeira. Também ocorre acumulação de melanina, que viaja até o folículo por meio das células da pele, eventualmente se aglomerando na abertura, segundo informações da Clearasil.

Geralmente, são encontrados no rosto, mas podem aparecer nas costas, peito, pescoço, pernas, braços e ombros. Eles ocorrem porque, quando as células da pele produzem muito sebo, as bactérias conseguem prosperar dentro dos poros. Confira o vídeo:

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência