Tumor cerebral raro faz menino de 7 anos ter crise de risos antes de convulsionar

de Merelyn Cerqueira 0

Nathan Box, sete anos, de Londres, Inglaterra, sofre de um tumor cerebral raro chamado Hamartoma Hipotalâmico (HH). Isso significa que ele pode sofrer até 25 convulsões por dia, mas com um adicional de crises de riso antes de cada evento. Ele é parte de um pequeno grupo de crianças diagnosticadas com a condição e, a menos que os pais consigam dinheiro para financiar um tratamento, continuará, pelo resto de sua vida, sob o efeito de medicamentos.

A princípio, os médicos acreditavam que Nathan estava sofrendo com Epilepsia. No entanto, após uma série de exames, descobriram o tumor. Em razão a isso, segundo a mãe, Susan, toda vez que ele “dá o mais belo sorriso, sofre um ataque devastador de convulsões”.

Apesar dessa parte em particular ter impressionado os médicos, o que foi considerado mais estranho é que, quando Nathan está resfriado, os ataques param temporariamente.

Além do HH, o garoto também foi diagnosticado com Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador e de Oposição, todos ligados ao tumor. Ainda, precisa utilizar uma cadeira de rodas para se locomover pela escola, uma vez que, em evidência de uma convulsão, acabou caindo e abrindo o queixo.

Os pais ficaram esperançosos quando descobriram que um procedimento de ablação a laser, feito por especialistas nos EUA, poderia curar a doença. No entanto, eles argumentam que a NHS, sistema de saúde britânico, se recusou a financiar a operação do garoto, que custaria cerca de 100 mil euros. Agora, a menos que possam levantar esse dinheiro, o menino continuará sob os efeitos dos medicamentos para aliviar os sintomas. Os pais já iniciaram um projeto online, na página JustGiving, para arrecadar fundos, mas dizem que é difícil saber que existe um tratamento que não podem pagar.

hamartoma-hipotalamico_02

No pior dos cenários, a condição de Nathan vai matá-lo. Ocorreram mortes nos EUA, as crianças caíram e bateram a cabeça, causando sangramento no cérebro. É frustrante para nós, saber que isso iria curar o nosso menino e dar-lhe sua vida de volta”, disse o pai, James, ao jornal Daily Mail.

O que é um Hamartoma Hipotalâmico?

É um tumor cerebral pequeno e não canceroso que provoca convulsões, desmaios, perda de memória e problemas de comportamento. A condição é considerada rara porque afeta apenas uma em um milhão de pessoas, e por isso, é difícil de ser diagnosticada – bem como tratada.

Alguns indivíduos podem passar anos sob o efeito de poucos sintomas, no entanto, a maioria diagnosticada sofre de crises espontâneas de riso, choro ou gemidos. Alguns ainda têm dificuldades significativas de controle, explosões de raiva e tendências agressivas. São comumente tratados por cirurgia ou medicamentos antiepilépticos, segundo informações da Hope for HH

[ Daily Mail / Metro ] [ Fotos: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência