TOP 10 coisas que psicólogos e psicoterapeutas querem que você saiba

de Gustavo Teixera 0

1 – Dar conselhos não é o trabalho de um psicoterapeuta

Acredite, ele não está lá para de dar conselhos sobre as coisas da vida. Na verdade, ele está ali para que você se conheça melhor e reflita sobre como você pensa,se comporta e compreende o ambiente em que vive.

2 – Psicoterapeutas não prescrevem medicamentos

Um psicólogo ou um psicanalista não receitam medicamentos para seus pacientes. Isso é de responsabilidade de um psiquiatra. Mas, um psicoterapeuta pode trabalhar em conjunto com um psiquiatra para indicar que seu paciente receba o tratamento devido.

3 – Seu terapeuta talvez não cumprimente você publicamente

Existe uma questão ética sobre o psicoterapeuta ficar anônimo em situações fora da consulta, a não ser que o paciente se apresente.

4 – Eles também fazem terapia

Geralmente os psicanalistas devem ter seus próprios analistas, mesmo não precisando recorrer a eles todo tempo. Alguns programas de formação em psicanálise exigem que se faça terapia e supervisão de um profissional já formado.

5 – Seu psicanalista não fala de sua vida para ninguém

Existe uma lei que diz que tudo o que é dito em uma sessão de psicoterapia é confidencial. Mesmo que exista um encontro entre psicanalistas para discutir casos mais complicados e trocar informações, a identidade do paciente é totalmente preservada.

6 – Não é preciso ter transtorno mental para fazer terapia

Nem sempre os pacientes que fazem terapia possuem algum transtorno mental. Em muitos casos, uma pessoa só recorre a esse tratamento para resolver conflitos e assim ter mais qualidade de vida.

7 – O psicanalista não procura você no Facebook

Os psicanalistas não procuram saber da vida de um paciente através do Facebook, pois a mídia social não mostra a realidade do conflito que os pacientes têm internamente.

8 – A psicoterapia não faz milagres

Não espere sair de uma sessão de psicoterapia com todos os problemas resolvidos. Na verdade, ela apenas o auxiliará a resolver os conflitos, mas o paciente tem que fazer algo também.

9 – Psicoterapeutas não possuem respostas para tudo

Os psicoterapeutas não têm o poder mágico de resolver todos os problemas. Ele passa por um estudo especial para tentar entender problemas e conflitos, bem como as atitudes humanas, para trabalhar esses conflitos e assim ajudar seu paciente.

10 – O psicanalista sente gratidão por ajudar pessoas

Apesar de muitos acharem que deve ser complicado ouvir os problemas dos outros, os psicanalistas se sentem gratos por ajudarem outras pessoas. A oportunidade de ajudar a melhorar a vida de outros certamente é muito gratificante para eles.

Fonte: Buzzfeed Foto de Capa: Reprodução / Wecareon

Jornal Ciência