Nova terapia promete aliviar o stress em apenas 15 minutos

de Julia Moretto 0

Um SPA em Belgravia, Londres, oferece uma terapia de 15 minutos para executivos estressados ​​que querem uma melhora rápida.

 

Ela combina luz usada por lâmpadas para aliviar SAD (Seasonal Affective Disorder – depressão sazonal causada pela falta de exposição à luz solar), com aromas cujos efeitos na mente e no corpo foram cientificamente provados. A ideia surgiu de Tim Jacob, um professor da Escola de Biociências da Universidade de Cardiff. Ele passou sua carreira observando o olfato: como sentimos o cheiro e como isso nos afeta fisicamente e mentalmente. “Eu estava interessado no potencial impacto que o cheiro poderia ter em condições como ansiedade e depressão“, explicou.

 

A pesquisa estabeleceu que três cheiros parecem ter um impacto mensurável em como as pessoas se sentem e se comportam. “A alfazema contém um anestésico natural chamado linalol, por isso que tem uma reputação de relaxar“, diz ele. “O aroma citrus tem efeitos antidepressivos e a hortelã mostrou melhorar o desempenho desportivo”, completou. Mas ao invés de apenas desenvolver uma forma de aromaterapia científica, professor Jacob decidiu combinar a luz usada para tratar SAD com os aromas.

 

Algumas coisas que nós olhamos são indicadores físicos de estresse – pressão arterial, frequência cardíaca e condutância da pele – mas também usamos um questionário padronizado para avaliar o estado psicológico da pessoa” ele diz. Os testes mostraram que uma combinação de luz e cheiro era mais eficaz para estimular o humor do que a luz ou o cheiro sozinhos. Segundo ele, o mais surpreendente é que demorou apenas 15 minutos para criar essa mudança.

 

O dispositivo chamado Kodobio está disponível exclusivamente no MichaelJohn Medispa da Belgravia. Você simplesmente senta, relaxa e permite que o terapeuta posicione a lâmpada corretamente e carregue o aroma escolhido. Em seguida, respire por 15 minutos. Isso está sendo comercializado como um relaxamento, e não um tratamento médico.

 

Os níveis de luz que usamos são, basicamente, os encontrados em lâmpadas para SAD, mas no momento, este não é um tratamento clínico para depressão. No entanto, ele tem um impacto positivo em muitos marcadores que usamos para avaliar a depressão“, diz o professor Jacob. A luz e o cheiro funcionam em ciclos de um minuto. “Esta sincronização de subir e descer envolve a atenção do cérebro“, explica.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Vimeo ]

Jornal Ciência