Eventos traumáticos podem deixar a pessoa em “estado de choque”. Mas, o que é isso?

de Gustavo Teixera 0

Muitas vezes, pessoas que passam por eventos traumáticos ficam em estado de choque. Mas o que é isso?

Estado de Choque é cientificamente conhecido como Transtorno de Estresse Agudo ou uma forte reação a um estresse sofrido. É um estado do corpo quando se encontra em situação de perigo. 

Dependendo da pessoa, pode desaparecer em horas ou pode durar semanas. Ficar em estado de choque é algo que depende de como a pessoa reage ao stress físico e psíquico.

Estado-de-Choque_2

Qualquer situação de estresse extremo pode levar uma pessoa a ficar em estado choque, por exemplo: assalto, acidente, morte de amigos ou familiares próximos, sequestro e outras situações. Os sintomas do estado de choque consistem em atordoamento, desorientação, confusão, suor intenso e ondas de calor, tremedeira e medo.

Quando esses sintomas persistem por muitas semanas, é preciso fazer um acompanhamento médico e geralmente são receitados antidepressivos, além de sessões de psicoterapia com psicólogos. Outros tratamentos alternativos, como acupuntura e exercícios de relaxamento podem ser eficazes.

Quando existem outros sintomas, como medo de sair de casa, medo de praticar alguma atividade ligada ao trauma, é possível que o paciente tenha um sinal de estresse pós-traumático – que possui outra abordagem de tratamento, muitas vezes de forma prolongada com o psiquiatra e psicólogo. 

Não é possível se prevenir de ficar em estado de choque, mas é importante acompanhar de perto uma pessoa que sofreu um evento traumático, pois quanto mais rápido for o diagnóstico e acompanhamento pelos médicos, existem menos chances do estado de choque tornar-se grave ou gerar um processo de desenvolvimento de depressão ou fobias. 

Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência