Será que o Universo sofreu um segundo Big Bang?

de Rafael Fernandes 0

A matéria escura é tida como o material mais abundante no Universo, embora, nem mesmo os cientistas tenham visto uma “gota” dessa substância misteriosa.

Enquanto os astrônomos foram capazes de estimar quanto do Universo é constituído por este material enigmático, a maioria das teorias se esforça para explicar a sua presença generalizada. Mas, agora, uma nova teoria pode ter fornecido a resposta do porquê “vemos” níveis tão altos de matéria escura no Universo. Aparentemente, houve um segundo Big Bang, ligeiramente menor do que o primeiro.

Segundo a teoria amplamente aceita de como o nosso Universo começou, pensa-se que ele tenha sido submetido a um período de expansão dentro de uma fração de segundo – conhecido como o Big Bang. Esta inflação explosiva produziu, em um Universo quente, matéria e antimatéria para interagirem e se aniquilarem mutuamente.

Com o Universo expandindo, começou o arrefecimento e a taxa de aniquilação caiu, já que as partículas não podem interagir com tanta frequência. Isso fez com que houvesse uma abundância de matéria que não teria existido se a aniquilação continuasse.

O Dr. Hooman Davoudiasl, um físico teórico do Laboratório Nacional Brookhaven em Upton, Nova York, sugeriu que o Universo, em seguida, experimentou uma segunda expansão, menor e poucos momentos após a primeira. Não está claro se esta segunda expansão causou qualquer outra aniquilação, mas a teoria sugere que, com o Universo ainda mais expandido, a matéria teria mais espaço para se movimentar e se espalhar. Segundo Dr. Davoudiasl, isso pode ter resultado na matéria escura que se espalha, atualmente, por todo o Universo.

A primeira expansão foi criada pela abundância da matéria, enquanto a segunda fez a expansão cessar. Teorias anteriores afirmaram que deveria haver ainda mais matéria escura do que a já conhecida no Universo. Logo, esta última teoria tenta resolver o porquê de “vermos” o acúmulo de matéria escura, e explica porque ela não é visível nos níveis esperados.

Dr. Hooman Davoudiasl
Dr. Hooman Davoudiasl.

O Dr. Davoudiasl disse: “Definitivamente não é a cosmologia padrão, mas você tem que aceitar que o Universo pode não ser regido da maneira que pensávamos. Mas, nós não precisamos construir algo complicado. Mostramos como um modelo simples pode alcançar este pequeno acúmulo de expansão no início do Universo levando em conta a quantidade de matéria escura que acreditamos haver lá fora”.

Acredita-se que a matéria escura corresponda a 85% do Universo, mesmo que não possa ser vista. Astrônomos tiveram os primeiros indícios de sua existência, olhando para a rotação das galáxias e descobrindo que elas se comportavam de maneira a sugerir que teriam muito mais massa do que o visível. Eles foram capazes de estimar sua abundância olhando para o efeito gravitacional que a matéria tem sobre outros objetos, conforme eles se movem pelo Universo. Os físicos têm poucas pistas sobre o que é este material invisível, mas eles acreditam que há pelo menos cinco vezes mais matéria escura do que matéria regular. Modelos cosmológicos convencionais sugerem que deve haver muito mais matéria escura aglomerada de acordo com a maneira dela interagir.

O Dr. Davoudiasl disse: “Em suma, uma teoria fundamental da natureza pode explicar certos fenômenos, mas nem sempre terá a resposta de, por exemplo, a quantidade exata de matéria escura. Se for pouca matéria escura, você pode sugerir uma outra fonte. Mas, se for muita, será um problema”. Ele acredita que esta segunda expansão ocorreu quando o Universo era apenas “alguns segundos/minutos mais velho”. “Ela não teria sido tão grande ou tão violenta quanto a inicial, mas poderia ser responsável ​​por uma diluição da matéria escura”, continuou o Dr. Davoudiasl.

“Neste ponto, a matéria escura interage de maneira muito fraca, tornando inviável uma taxa de aniquilação significativa considerando a temperatura mais baixa. No entanto, um segundo período de expansão diluiria estas partículas mais primordiais levando à densidade presenciada atualmente.” O Dr. Davoudiasl diz que esta segunda expansão poderia ter se movido por um “setor oculto” da física que ainda não foi descoberto.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail e YouTube ]

Jornal Ciência