Nova teoria sugere solução para alguns dos maiores problemas da Física

de Merelyn Cerqueira 0

O Modelo Padrão da Física de Partículas é, basicamente, a melhor descrição que temos para contar como as partículas e forças interagem no mundo.

 

Apesar de não ser perfeito, ao longo dos anos, ele serviu como base para novas descobertas. De acordo com IFLScience, agora, um grupo de físicos europeus sugeriu uma extensão do modelo que poderia resolver alguns dos maiores problemas da Física, entre eles a natureza inexplicável da matéria escura, a mutação de neutrinos e por que o Universo é feito de matéria e não de antimatéria.

 

Os cientistas propuseram que esses e outros problemas poderiam ser resolvidos pela adição de seis novas partículas ao Modelo Padrão. Três delas são neutrinos “direitos”, que são como os regulares, mas giram em direções opostas. Outro, é um tipo novo de férmion, que se desintegra em quarks e desaparece, enquanto que as restantes são formadas por duas novas partículas capazes de criar um campo interativo.

 

A equipe então assumiu que este novo campo interage como o de Higgs (que dá massa às partículas) e que, conforme proposto pelo novo modelo criado, poderia gerar uma expansão exponencial semelhante à que o Universo experimentou em seus primeiros instantes, conhecida como inflação cósmica.

 

O campo proposto ainda provou ser crucial para explicar o que aconteceu logo após o evento do Big Bang. Enquanto que as partículas poderiam desempenhar um papel importante em relação à história da formação do Universo, já que de fato são candidatas à matéria escura.

 

O campo gerado pelas partículas deu forma a grandes quantidades de áxions (partículas muito leves que não interagem com as versões “padrões”). As propriedades encontradas pelos cientistas no novo modelo, o qual eles chamaram de SMASH (Standard Model Axion Seesaw Higgs), fizeram dos áxions uma boa opção para os cosmólogos entenderem do que a matéria escura é feita. 

 

Os resultados do estudo foram publicados online no arXiv para acesso livre e impressão. Eles também explicam vários recursos ausentes no modelo padrão e que ainda não foram provados. As partículas propostas pelos pesquisadores podem ser encontradas em uma série de ensaios atuais, ou que ainda serão publicados, descritas como CULTASK ou MADMAX.

 

De acordo com o coautor do estudo, Andreas Ringwald, da German Electron Synchrotron (DESY), na Alemanha, a teoria proposta poderá ser testada ou verificada dentro dos próximos 10 anos. Sabemos que, com experimentos semelhantes em todo o mundo que buscam melhorar o Modelo Padrão de Física de Partículas, podemos apenas esperar pelos resultados e aplicações futuras.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência