Sem esta estranha construção da antiga Pérsia, seria impossível sobreviver

de Gustavo Teixera 0

Quando as pessoas falam sobre a Pérsia, a primeira coisa que vem à mente é o rei Xerxes, que lutou contra os espartanos em Termópilas durante as Guerras Greco-Persas. Mas na verdade, os persas daquela época eram uma civilização bastante avançada, cujo legado ainda se faz presente.

 

O que você acha que são esses buracos no chão? De cerca de 3.000 anos, eles foram construídos antes da guerra com os gregos. Chamada de “karez” ou “qanat”, a construção está localizada em Gonabad, atualmente uma cidade do Irã, e foi feita pela antiga civilização.

construçao-persa_02

O qanat é considerado como uma das maiores invenções da época. Esse sistema é capaz de recolher a água de aquíferos e transportá-la para cidades e canais de irrigação. Com essa construção, a Pérsia foi capaz de se desenvolver em um clima árido.

construçao-persa_04

O sistema de engenharia hidráulica inclui um poço principal, que recebe água de um sistema de túneis do subsolo, por onde a água é transportada, e poços verticais de ventilação ao longo do percurso, que também permitem que a umidade se condense.

construçao-persa_03

O tamanho da construção é de 33.113 metros, com 427 ranhuras para água. As estruturas foram construídas de acordo com conhecimentos de Física, Química e Geografia, o que só confirma o alto grau de desenvolvimento dos persas. Desde 2007 o qanat está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

construçao-persa_06

construçao-persa_07

Esse método de obtenção de água foi utilizado por muitas outras nações e é encontrado no Marrocos, na Argélia, Líbia e Afeganistão. Também há estruturas do tipo no Yalta, na Crimeia, construídas por armênios.

construçao-persa_08

Deve-se notar que o sistema funciona até hoje apesar de ter sido construído 2.700 anos atrás. Atualmente em dia ele fornece água para cerca de 40.000 pessoas, e é uma estrutura muito impressionante.

construçao-persa_09

[ Ofigenno ] [ Fotos: Reprodução / Ofigenno ]

Jornal Ciência