Samsung mostra bateria de carro elétrico que pode ser carregada em apenas 20 minutos

de Gustavo Teixera 0

Enquanto as baterias do Galaxy 7 Note podem ser desastrosas, a Samsung espera que seu novo sistema para carros elétricos revolucione o mercado.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

A célula de alta densidade de energia da bateria oferece 600 quilômetros de autonomia e pode chegar a 80% da capacidade em apenas 20 minutos, dando mais 500 quilômetros de alcance. A bateria também é 10% mais leve do que os modelos concorrentes. A Samsung SDI, divisão de baterias do conglomerado sul-coreano, apresentou sua inovação no North American International Auto Show, realizado em 9 de janeiro em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos.

A célula de alta densidade de energia da bateria com a capacidade de carga rápida e o módulo de bateria integrada são tecnologias inovadoras com potencial de transformar o mercado“, disse a Samsung SDI em um comunicado. As expectativas são de que nós poderemos acelerar a eletrificação de veículos que utilizam essas tecnologias com maior eficiência e conveniência para o usuário”, completou.

A empresa explica que com essa tecnologia de carregamento rápido, os motoristas podem fazer uma parada de 20 minutos e recarregar seu carro para percorrer uma distância de 500 quilômetros. A Samsung planeja iniciar a produção em massa do produto em 2021. Um módulo de bateria de veículo elétrico (EV) tradicional consiste em 12 células e tem uma capacidade de 2kWh a 3kWh. No entanto, um “módulo de bateria integrada” tem mais de 24 células com capacidade de 6kWh a 8kWh, o que o torna um módulo adequado para veículos de alta capacidade. Embora esse modelo seja muito mais seguro, não é maior do que as baterias tradicionais.

Esse conceito é esperado para ser uma bênção na mobilidade, pois será mais leve e com menos componentes. Estamos testemunhando uma mudança na estratégia de aquisição de muitas montadoras de células de bateria para módulos no setor de EV; Assim, a Samsung SDI está esperando uma crescente demanda dos módulos de bateria integrada”, disse a empresa Samsung SDI.

A Samsung SDI também apresentou uma linha completa de 12V, 48V Low Voltage Systems (LVS) seguindo a tendência atual de maior eficiência de combustível. Em resposta a regulamentações de emissões de CO2 cada vez mais rigorosas, esses produtos chamam a atenção das montadoras devido ao seu excelente desempenho de economia de combustível de até 20% em comparação com os motores convencionais de combustão interna. 

O modelo “21700” de pilha cilíndrica com a densidade de energia melhorada, bem como potência e desempenho foram exibidos pela Samsung SDI.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência