Ford lança motor que pode transformar qualquer carro em elétrico

de Redação Jornal Ciência 0

Todos sabem as vantagens que o carro elétrico pode trazer para o meio ambiente e para a economia do seu bolso, evitando usar álcool, gasolina ou diesel.

Agora, a Ford lançou uma novidade que pode transformar carros antigos em elétricos. Chamado de Eluminator, trata-se de um motor elétrico que pode se encaixar perfeitamente em uma variedade enorme de veículos.

O motor estará disponível, inicialmente, nos Estados Unidos onde estima-se que algumas empresas irão oferecer um “pacote” mecânico para troca do motor.

Ao total, são 285 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Parece pouco, mas não é. A título de comparação, o Ford Bronco Sport 2.0 turbo, carro da empresa vendido aqui no Brasil, tem 240 cv e 38 kgfm. Mesmo com potência de carros esportivos, o novo motor possui apenas 57 cm de comprimento e 37 cm de altura.

A empresa não divulgou ainda o preço do Eluminator que será lançado dia 2 de novembro nos EUA, em Las Vegas, no evento SEMA Show. No lançamento a Ford irá mostrar também os outros acessórios que são necessários para fazer a conversão.

A Ford, que fechou todas as fábricas no Brasil em meio à pandemia, aposta na eletrificação de seus carros e já possui modelos livre de emissão de poluentes. No país, a empresa não possui opções disponíveis de carros elétricos.

Imagens: Divulgação / Ford

Jornal Ciência