Salmonelas causam mais fome em seus hospedeiros

de Redação Jornal Ciência 0

Já aconteceu de você comer algo que estava com a aparência e cheiro normais, mas mesmo assim teve cólicas abdominais e diarreia?

 

Há grandes chances de que você tenha contraído salmonelose, a infecção alimentar causada pela bactéria Salmonella sspA salmonela é a grande responsável por algumas graves intoxicações alimentares que podemos ter e a sua contração se dá devido à ingestão de material fecal. Por mais nojento que pareça, são grandes as chances da contaminação através das fezes animais e humanas.

salmonela_01

Podemos ressaltar que essas infecções nem sempre causam perda de apetite. A salmonela pode causar algumas mudanças no seu organismo como febre, distúrbios de sono, mudanças na sua higiene e até mesmo perda de apetite. Cientistas descobriram recentemente um tipo diferente de salmonela, a Salmonella typhimurium, capaz de fazer com que o nosso cérebro iniba as sensações de mal-estar, possibilitando que o hospedeiro se alimente de forma normal.

 

Os cientistas acreditam que esses microrganismos desenvolveram alguns mecanismos para modular o comportamento do hospedeiro, que, por mais doente que esteja, continua se alimentando e levando uma vida normal. Assim, a transmissão para outras pessoas tem mais chance de acontecer.

[ Nature ] [ Fotos: Reprodução / Nature / Wikimedia ]

Jornal Ciência