Imagens mostram incrível recuperação do menino que quase morreu de fome no Iêmen

de Julia Moretto 0

Há pouco mais de um mês, Salim Ali Salim sorri mostrando sinais de recuperação, depois de quase morrer de fome, no . Ele foi levado para o hospital mais próximo de sua cidade, Baqea, a cerca de uma hora de carro.

Sua mãe, Houdaid Masbah, contou que o menino sofreu a vida toda. Mas, infelizmente, ele não está sozinho nessa situação. A família do garoto é apenas uma das 600 famílias da aldeia com o problema.

fotos-mostram-incrivel-recuperacao-de-menino_3

Iêmen sofre uma guerra civil desde 2015 com muitas mortes no local. Antes da guerra, um pescador poderia sustentar sua família com peixes, pão e arroz, mas o conflito reduziu a comida.

Temos 20 crianças nesse estado. Há um aumento no número de crianças que sofrem de desnutrição”, disse Ossan al-Abbsi, um pediatra do hospital. “Estamos acostumados a ter cinco desses casos, enquanto o resto das camas ficam vazias em um determinado dia. Atualmente, você não encontra uma cama vazia em nossa unidade“, completa. Com os preços dos alimentos subindo 60%, mais de metade da população sofre com insegurança alimentar, segundo dados da ONU.

fotos-mostram-incrivel-recuperacao-de-menino_4

Segundo a UNICEF, pesquisas realizadas em 2015 sobre nutrição em cinco das dez províncias altamente afetadas, incluindo Hodeidah, mostraram que 96.600 crianças com menos de cinco anos de idade estão em risco de desnutrição aguda grave – em comparação com o índice de 23.000 antes do conflito. Dados da ONU mostram também que a pesca diminuiu em 75 por cento em Hodeidah e a cidade ocidental de Taiz restringiu o acesso ao mar.

[ Metro ] [ Fotos: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência