Remédios para TDAH não garantem melhor desempenho escolar, segundo pesquisa

de Otto Valverde 0

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é considerado uma das principais causas que atrapalham o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes.

Seus sintomas incluem falta de atenção, agitação e impulsividade. 

Atualmente, os cientistas trabalham com medicamentos que têm ótimo efeito para aumentar a atenção, a concentração e a memória.

Porém, segundo uma pesquisa, essas drogas não apresentam benefícios no desempenho escolar dos estudantes.

Resultados da pesquisa

De acordo com o artigo do site The Wall Street Journal, no qual o estudo foi divulgado, é comum que os estudantes com TDAH utilizem esses medicamentos para obter melhor desempenho escolar, mas eles não estão mostrando efeito. 

Isso ocorre porque esses remédios ajudam na agitação e na concentração, fazendo com que os alunos não se levantem ou interrompam as aulas com frequência, por exemplo.

Mas as necessidades de estudo são iguais às de uma criança comum. Dessa forma, o esforço para alcançar boas notas é o mesmo.

Os medicamentos usados nesse tipo de tratamento, a Ritalina e Adderall, são chamados de “estimulantes cognitivos”, já que promovem melhorias para atenção, concentração e auxiliam na memória a curto prazo. 

Segundo um novo estudo, a longo prazo, as médias das notas altas ou a probabilidade de repeti-las não são diferentes entre crianças com TDAH que tomam medicamento e as que não tomam.

A pesquisa analisou o uso dos medicamentos e os resultados educacionais de 4 mil alunos em Quebec, no Canadá, durante 11 anos.

O resultado mostrou que alunos que tomaram os medicamentos para TDAH apresentaram um desempenho pior na escola do que aqueles que tinham sintomas similares ao transtorno, mas que não tomavam medicamento.

Fonte: The Verge Fotos: Reprodução / The Verge

Jornal Ciência