Conheça o óleo de planta que pode melhorar os sintomas de déficit de atenção, segundo estudos

de Merelyn Cerqueira 0

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou simplesmente TDAH, é uma condição neurobiológica que atinge diferentes partes do cérebro.

Ela geralmente causa sintomas de desatenção, desinteresse, inquietude e impulsividade, conforme informado pelo site Saúde Mental. O transtorno normalmente é desenvolvido durante a infância, de modo que tende a acompanhar o indivíduo durante toda a vida.

Quanto as causas, estudos já sugeriram que a hereditariedade pode estar relacionada, bem como problemas na gravidez e até mesmo a exposição ao chumbo. 

Uma vez que não é considerado uma doença, e sim um transtorno, o TDAH não tem cura, apenas tratamento de gerenciamento, que inclui terapia comportamental acompanhada ou não de medicamentos, para que a criança possa levar uma vida normal.

No entanto, em algumas, o uso dessas medicações pode ter efeitos colaterais adversos, como perda de sono e apetite, aumento da frequência cardíaca e convulsões. Considerando isso, o pesquisador e médico, Dr. Terry S. Friedmann, orientou um estudo utilizando óleos essenciais como uma opção alternativa.

Ele tomou como ponto de partido o óleo extraído de uma planta chamada vetiver (Vetiveria zizanioides), da família das gramíneas, também conhecida como “capim mágico” e muito utilizada na medicina alternativa.

No estudo, quando a planta foi usada em forma de óleo essencial em crianças com TDAH, três vezes ao dia e durante um mês, os pesquisadores observaram padrões maiores de ondas cerebrais nas amostras. Eles verificaram também uma melhora comportamental e aumento de rendimento na escola.

Segundo o Dr. Friedmann, quando o óleo essencial de vetiver é inalado, as moléculas são transportadas para o sistema límbico do cérebro, uma região responsável pelo centro de processamento de razão, emoções e cheiros. O óleo também atinge de maneira positiva o hipotálamo (responsável por liberar hormônios) e sistema circulatório.

“Recebi várias cartas de pais das crianças do TDAH afirmando que seu comportamento em casa melhorou”, disse o médico.

“Em vários casos, os professores também informaram que o desempenho da criança foi observado como melhora na sala de aula. Os boletins de avaliação em alguns dos temas também refletiam essa melhoria”.

Outro estudo, publicado no Journal of Intercultural Ethnopharmacology, descobriu que o óleo essencial de Vetiver, quando testado em animais, mostrou mudanças significativas na atividade cerebral responsável pelo estado de alerta.

Quando inalado, o óleo diminuiu a atividade alfa e beta nos córtex frontal e parietal, ao passo em que também aumentou a atividade da gama no córtex frontal. Isso significa que o produto melhorou o estado de alerta e desempenho de tarefas – e logo no início da inalação, conforme foi observado pelos cientistas responsáveis.

Um terceiro estudo, realizado por pesquisadores no Japão e publicado na revista Biomed Research, observou por meio de eletrocardiografia que participantes com TDAH apresentaram tempos de reação mais rápidos e maior estimulação da atividade nervosa simpática quando expostos ao óleo essencial de Vetiver.  

Para quem estiver considerado incluir o óleo essencial de vetiver à rotina diária, algo entre 3 ou 4 gotas é suficiente para o tratamento, que pode ser aplicado no travesseiro, pele ou vaporizador.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência