TOP 5 venenos mortais que também são usados como remédios

de Julia Moretto 0

Ao longo da História, médicos usaram algumas substâncias controversas para fins medicinais. Os antigos egípcios, por exemplo, misturavam cocô de crocodilo com mel e inseriam na vagina como forma de controlar a natalidade. Porém, profissionais modernos usam venenos para tratar doenças até os dias de hoje.

Arsênico

Este elemento em si pode causar câncer, assim como outros problemas de saúde. Porém, isso não significa que não possa curar o câncer. Arsênico, que pode ser encontrado na natureza, em pesticidas, produtos de construção e alguns processos industriais, foi utilizado para tratamento médico em épocas anteriores. De acordo com a American Cancer Society, ele foi usado para tratar a sífilis em tempos vitorianos.

venenos-mortais-que-sao-usados-como-remedios

Ele é venenoso em altas doses, mas ainda é usado para tratar um câncer raro de sangue chamado de Leucemia Promielocítica Aguda. Esse tipo de câncer está associado a graves problemas de sangramento e coagulação, mas o arsênico pode ser utilizado em doentes cujos corpos não tolerem medicamentos convencionais e a quimioterapia.

Dedaleira

venenos-mortais-que-sao-usados-como-remedios_2

Para as pessoas com insuficiência cardíaca, a digoxina pode ser uma droga salvadora, já que fortalece o coração, controla seu ritmo e melhora a circulação, de acordo com a Clínica Mayo. Ela é derivada de uma planta letal chamada dedaleira. A associação nacional de jardinagem descreve que a flor bienal pode ser rosa, vermelha, roxa, branca ou amarela.

É considerada venenosa porque suas folhas, quando consumidas, podem causar diminuição da pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares, bem como confusão, depressão, letargia, alucinações, dores de cabeça, problemas de visão, vômitos, diarreia e erupção cutânea. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, esses sintomas variam, dependendo do período de tempo pelo qual a pessoa foi envenenada.

Radiação

Esta forma popular de tratamento funciona essencialmente matando as células cancerosas. O Instituto Nacional do Câncer explica que doses de radiação de alta energia, que podem ser raios-x, gama ou substâncias radioativas, são usadas para encolher tumores em cerca de metade dos pacientes. Eles são eficazes porque danificam o DNA das células de câncer, matando-as ou tornando-as inativas. Mas a radiação também é perigosa para as células saudáveis, razão pela qual há tantos efeitos colaterais no tratamento de câncer, como problemas de pele e fadiga.

venenos-mortais-que-sao-usados-como-remedios_3

Altas doses de radiação são letais. A doença da radiação, em uma baixa magnitude, pode causar vômitos e descamação da pele, enquanto a exposição extrema provoca inchaço e bolhas na pele.

Teixo

venenos-mortais-que-sao-usados-como-remedios_4

Outro tratamento de câncer potencialmente tóxico é o teixo. O Museu Americano de História Natural, em Nova York, observa que enquanto sementes, folhas e cascas são altamente tóxicos para os seres humanos, as cascas do teixo contêm um ingrediente prejudicial que, em um determinado nível, pode ser usado para estabilizar certos tipos de câncer, como o de mama e o de pulmão. Para as pessoas que possuem um stent em suas artérias coronárias – um tubo de apoio no vaso que reabre o fluxo de sangue – o medicamento pode impedir que essas artérias partam.

Veneno de cobra

venenos-mortais-que-sao-usados-como-remedios_5

Milhares de animais na Terra produzem veneno, mas eles não são todos ruins. De acordo com o AMNH, o veneno da víbora africana, pode criar o tirofabin, para afinar o sangue. O captopril, que é usado para tratar a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e problemas renais causados por diabetes, pode ser identificado como veneno. Outro exemplo, é a exenatida, droga que ajuda pessoas diabéticas, se origina da saliva venenosa do monstro-de-gila.

[ Fonte: Medical Daily ]

[ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pezibear / NCI / Pixabay ]

Jornal Ciência