TOP 5 venenos mais mortais do mundo

de Redação Jornal Ciência 0

O veneno é o método mais rápido e eficiente de tirar a vida de alguém.

Quase tudo pode ser letal em doses elevadas, mas algumas substâncias são tão tóxicas que podem causar a morte rapidamente em pequenas quantidades. Recentemente, a equipe da Brit Lab analisou as cinco substâncias mais mortais do mundo e as descreveu. Confira:

ARSÊNICO

venenos-mais-mortais-do-mundo

É bem conhecido que o arsênico é um veneno, mas você sabia que os compostos dessa substância também têm uso medicinal?

De acordo com Dominic Burgess, no passado, eles eram usados para tratar variadas causas, desde úlceras até sífilis. No entanto, em quantidades maiores, o arsênico pode causar vômitos, convulsões e até a morte em questão de horas.

DIGOXINA

venenos-mais-mortais-do-mundo_2

É feito a partir de flores dedaleiras encontradas em toda a Grã-Bretanha. Uma vez em sua corrente sanguínea, esse veneno deixa seus batimentos cardíacos tão baixos que seu coração para. Antes que isto ocorra, as vítimas podem sentir dor de estômago, de cabeça e até alucinar.

POLÔNIO 

Polônio foi descoberto pela cientista Marie Curie e pode levar à morte. De acordo com Burgess, o veneno é incolor, insípido, e na maioria dos casos, indetectável. Por esse motivo, ele recebe o apelido de “veneno perfeito”. O composto deteriora os órgãos vitais do corpo e provoca a morte em poucos dias. 

TETRODOTOXINA 

A tetrodotoxina, também conhecida como TTX, é uma neurotoxina encontrada em muitos animais – como algumas espécies de peixe. Depois da ingestão desse veneno, é possível sentir uma queimação nos lábios e constante salivação. Após esses sintomas, o corpo entra em estado de convulsão e morre em questão de horas.

TOXINA BOTULÍNICA

E uma toxina encontrada em certas espécies de bactérias. Ela é segura e usada no botox em doses muito pequenas. Já em doses mais elevadas, ela se torna a toxina mais aguda e letal em todo o mundo: pode causar paralisia, insuficiência respiratória e a morte.

Fonte: Medical Daily Fotos: Reprodução / Daily Mail / Medical Dice

Jornal Ciência