Quirguistão: rinha de cachorros ainda é uma triste realidade no país que não respeita os direitos dos animais

de Gustavo Teixera 0

As imagens foram tiradas durante um evento realizado por um clube de criadores locais na capital de Bishkek, com o objetivo de encontrar o cão mais adequado para a reprodução do Pastor-da-ásia-central.

 

Cerca de 17 proprietários trouxeram seus cães para lutar pelo título de “campeão da raça“, com pessoas se reunindo para assistir à competição sanguinolenta. Competições de luta de cães não são exclusivas do Quirguistão, elas também são realizadas na China, não de maneira generalizada, mas não há leis que impeçam a crueldade com o animal.

briga-de-caes_5

O Quirguistão está sob alguns holofotes por conta desse tipo tratamento aos animais, e ativistas estão ganhando cada vez mais espaço. Outro tipo de crueldade com os animais que acontece por lá são os circos aquáticos, que envolvem baleias e golfinhos realizando acrobacias, apesar da prática ser proibida em grande parte do mundo.

briga-de-caes_4

Esses eventos permanecem populares no antigo bloco soviético, e, enquanto que as formas de entretenimento circense foram proibidas no Ocidente – uso de animais selvagens como leões e ursos –, elas continuam a prosperar por lá, apesar das preocupações sobre o bem-estar animal. Em 2011, autoridades de Bishkek anunciaram planos de sacrificar cerca de 10 mil cães, causando um clamor internacional e petições exigindo que as criaturas fossem poupadas.

briga-de-caes_3

briga-de-caes_2

briga-de-caes

O governo defendeu o sacrifício, argumentando que alojar os cães ou organizar um programa de esterilização em massa seria muito caro.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência