Pó à base de biovidro é capaz de regenerar ossos danificados e promover uma cura mais rápida

de Merelyn Cerqueira 0

Você pode até pensar no vidro como um material extremamente frágil, mas uma empresa francesa de biomateriais está usando justamente ele para ajudar na regeneração de um dos tecidos mais resistentes do corpo humano: o osso.

Por meio de grânulos, chamados “BonesGlass”, o material, em forma de pó, é misturado aos fragmentos de ossos e aplicado no local danificado. A descoberta já foi usada para tratar mais de um milhão de pacientes em todo mundo, de acordo com o Mail Online.

Fabricado pela Noraker, uma empresa sediada em Villeurbanne, na França, o pó age regredindo as células chamadas osteoblastos, que são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea.

Apenas uma pequena quantidade do material, que é bem semelhante ao sal grosso, é adicionada durante uma cirurgia – como em operações da coluna vertebral para reparação de ossos degenerados.

Os grânulos são feitos de cerâmicas de vidro bioativo (VB), chamada “45S5”, que compreende o silício, sódio, fósforo e óxido de cálcio – todos elementos necessários para o processo de formação do osso.

Quando é aplicado, estimula os osteoblastos a formarem um osso novo. Isto ocorre após a liberação de íons de silício no local do dano, que recrutam as células estaminais dessa região, permitindo a cura.

Contudo, esse tratamento com biovidro não é barato, o silício utilizado provém do quartzo, que em algumas classificações é considerado uma pedra semipreciosa. Na França, uma única embalagem com 12 mg de BoneGlass custa em torno de 230 euros (aproximadamente R$ 780,00 na cotação atual).

A Turquia é o primeiro e maior mercado de importação desse produto. Para lá é enviada cerca de 70% da produção total da Noraker. Em países mulçumanos, substitutos ósseos de origem animal são rejeitados por razões culturais.

Egito, Irã, Taiwan e alguns países da Europa e América Latina também já o adquiriram. Nos EUA, a empresa ainda espera aprovação da US Food and Drug Administration (FDA) para começar a comercializá-lo no final de 2017.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência