Lustre feito de ossos humanos enfeita capela na República Checa

de Bruno Rizzato 0

O Sedlec Ossuary pode ser considerado o lugar mais macabro do planeta. A pequena capela Católica Apostólica Romana da República Checa tem um lustre feito com todos os ossos presentes no corpo humano.

Além do lustre totalmente macabro e pouco convencional para enfeitar e iluminar um local sagrado, todo o interior do edifício é feito com os restos mortais solidificados de cerca de 40.000 a 70.000 pessoas.

lustre-de-ossos-humanos-Republica-Tcheca

A ideia controversa começou com um punhado de terra que um abade local (cargo superior de membros de certas ordens ou congregações religiosas monásticas), chamado Henry Cistercian, resgatou de Jerusalém, no século 13. Depois de benzer a terra, um túmulo na capela era algo essencial para todo cadáver de um religioso católico.

Com a Peste Negra e guerras aos montes, a abundância de crânios logo se tornou uma espécie de memento mori do local, ou seja, um lembrete da existência carnal transitória e existência espiritual eterna.

A coleção de ossos e crânios começou a crescer tanto em meados do século 15, que a família real da República Checa, Schwarzenberg, contratou os serviços de František Rint para organizar os crânios em 1870. Os ossos acabaram servindo como decoração para a capela.

A excentricidade e a controvérsia do local fizeram sua fama mundial. No vídeo abaixo, é possível saber um pouco mais sobre a história da capela, assim como de alguns outros ossuários ao redor do mundo.

[ Fonte: IFL Science ]

[ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência