Pássaros com cérebros maiores são capazes de entender o tráfego, aponta estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Todos os anos, milhões de pássaros morrem atropelados. No entanto, uma pesquisa descobriu que os de cérebros maiores são capazes de sobreviver melhor porque podem se adaptar ao tráfego e velocidade das faixas, de acordo com informações do Daily Mail.

Pesquisadores da Universidade de Paris e da House of Bird Research, na Dinamarca, afirmaram que o elevado número de aves mortas em acidentes era surpreendente. Mas, uma análise realizada por eles em cérebros e outros órgãos de cerca de 3.521 aves empalhadas de uma coleção dinamarquesa com 251 espécies, apontou que “os pássaros mortos no trânsito de fato tinham cérebros relativamente menores”.

passaros-inteligentes

No entanto, eles não encontraram diferenças quando analisaram órgãos como fígado, coração ou pulmão. Essas descobertas sugerem que as aves aprendem o comportamento dos motoristas de carro, e usam seus cérebros para ajustar esse comportamento em uma tentativa de evitar a mortalidade causada por objetos que se movem rápido e de forma previsível”.

Do total de mortes anuais, cerca de 365 milhões foram registradas nos EUA, enquanto que 57 na Europa Ocidental, embora esses números possam ser muito maiores, de acordo com os pesquisadores Anders Pape Moller e Johannes Erritzoe.

Segundo eles, o tráfego só atingiu níveis perigosos no século passado, com efeitos muito pequenos sobre a evolução das aves. Ainda, em uma pesquisa realizada no ano passado, os mesmos cientistas descobriram que as aves com cérebros menores eram mais propensas a serem baleadas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Pixabay ]

Jornal Ciência