Mergulhadores encontram a maior caverna subaquática do mundo; e ela está cheia de segredos

de Merelyn Cerqueira 0

Cientistas no México descobriram, após 10 meses de exploração intensiva, o maior sistema de cavernas subaquáticas do mundo.

Com 347 quilômetros de extensão, o labirinto ramificado não é apenas um espetáculo da natureza, mas também um grande achado arqueológico que poderia revelar segredos perdidos da antiga civilização Maia, segundo informações da Science Alert.

caverna-subaquatica_1

“Esta imensa gruta representa o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo”, disse o arqueólogo marinho Guillermo de Anda, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

“Tem mais de uma centena de contextos arqueológicos, dentre os quais são evidentes os primeiros colonos da América, bem como a fauna extinta e, claro, a cultura Maia”.

O arqueólogo é responsável pelo Projeto do Grande Aquário Maia (GAM), um esforço de pesquisa que procurou explorar cavernas subaquáticas localizadas no estado mexicano de Quintana Roo, na costa do Caribe pela Península de Yucatán.

caverna-subaquatica_2

Após 10 meses de exploração intensa, os pesquisadores conseguiram encontrar 358 sistemas de cavernas submersas, que representam cerca de 1.400 quilômetros de túneis de água doce escondidos debaixo da superfície.

Na semana passada eles encontraram a maior das cavernas, chamada de Sistema Sac Actun. Considerada gigantesca, ela é pensada reservar dois diferentes sistemas de cavernas.

Antes deste, um outro gigante sistema, o Dos Ojos (Dois Olhos), que abrange 93 quilômetros de extensão e era considerado muito diferente de Sac Actun, foi verificado possuir também duas cavidades contínuas gigantes.

caverna-subaquatica_3

“Nós chegamos muito perto de algumas vezes”, disse o diretor de pesquisa da GAM, Robert Schmittner.

“Em algumas ocasiões, estávamos a um metro de fazer uma conexão entre os dois grandes sistemas de cavernas. Era como tentar seguir as veias dentro de um corpo. Era um labirinto de caminhos que às vezes se juntavam e às vezes se separavam”, acrescentou.

Agora, após os esforços dos pesquisadores e sob as novas regras da espeleologia, Sac Actun teve sua beleza incontestável revelada.

Isso significa que o gigante sistema, que possui 347 quilômetros de extensão, é a maior caverna subaquática do mundo. Tal classificação colocou Sac Actun à frente do Sistema Ox Bel Ha, também em Quintana Roo, que possui 270 km.

Entretanto, os pesquisadores informaram que o projeto de pesquisa ainda não terminou e, portanto, é possível que a extensão de Sac Actun cresça ainda mais. Novos mergulhos poderão confirmar essa afirmação, bem como verificar o quão profundo os peixes nadam ali.

Em uma série de vídeos gravados durante a exploração, os pesquisadores registraram uma série de artefatos encontrados nas cavernas, incluindo volumes incontáveis de artefatos e restos humanos preservados que serão colocados em análises.  

“Registramos mais de 100 elementos arqueológicos: restos de fauna extinta, humanos primitivos, arqueologia, cerâmica e sepultura Maia”, disse de Anda. “É um túnel do tempo que nos transporta para um lugar de 10.000 a 12.000 anos atrás“.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência