Caverna subaquática mais profunda da Terra é encontrada

de Julia Moretto 0

Exploradores na República Checa acabaram de concluir uma expedição à caverna subaquática Hranická Propast, conhecida como o Abismo Hranice. Ela foi descoberta em 1999 e é considerada a caverna subaquática mais profunda na Terra.

A equipe, liderada pelo mergulhador polonês Krzysztof Starnawski, conseguiu atingir uma profundidade de 404 metros (1.325 pés), utilizando um veículo operado remotamente (ROV). A caverna de calcário tem 12 metros (39 pés) e é mais profunda que que a Pozzo del Morro, na Itália.

caverna-sbaquatica

A expedição é resultado de mais de dois anos de mergulhos e estudo. Em 2014, Starnawski pensou que tinha chegado ao fundo da caverna, a uma profundidade de 200 metros (656 pés). Foi então que, em uma investigação mais profunda, o especialista encontrou uma pequena passagem, que deu lugar ao gigante túnel vertical escuro. Starnawski tentou explorar o local com uma sonda, mas o espaço era mais profundo do que ele imaginava.

Em 2015, Starnawski conduziu outro mergulho na caverna, revelando que conseguia inserir uma sonda exatamente no local que ele já havia estado. Foi através dessa passagem que ele conseguiu adentrar o lugar. Dentro do abismo negro, ele conseguiu atingir uma profundidade de 265 metros (869 pés), onde liberou outra sonda, chegando a uma superfície sólida, no total de 370 metros (1.214 pés).

Na semana passada, a equipe utilizou um ROV para verificar se ela era de fato a mais profunda caverna no mundo. “Como o líder da expedição, preparei o equipamento e a rota para sairmos de modo que o ROV pudesse ir além dos limites de um mergulhador humano e realizasse descobertas independentemente da passagem restrita e dos obstáculos do caminho“, disse Starnawski.

Para esta expedição, ele mergulhou até 200 metros (656 pés) para afixar uma diretriz para o ROV a seguir. O ROV a acompanhou até 60 metros (197 pés). “O ROV, que atingiu 404 metros tem um medidor de profundidade testado e certificado pela nossa comissão estadual, por isso temos 100% de certeza sobre as medições“, completa.

A equipe garante que a caverna é a mais profunda conhecida no mundo, porém ainda há muitas coisas para aprender sobre ela, por exemplo foi criada pelo borbulhar da água mineral quente preenchida com dióxido de carbono que lentamente formou um túnel.

Esta caverna é muito original, porque é como um vulcão, formada a partir de água mineral quente que borbulha de baixo para cima, em vez de chuva que vem de cima para baixo como a maioria das cavernas“, explicou Starnawski. “Há provavelmente apenas três cavernas como essa no mundo. Não há nada típico como a Hranická Propast e a cada mergulho realizamos novas descobertas“, completou. Confira o vídeo:

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência