Mascar chiclete pode aumentar a produção de gases

de Merelyn Cerqueira 0

Você provavelmente já deve saber que as gomas de mascar podem ajudar a diminuir o apetite, mas usar isso como estratégia de dieta pode trazer efeitos secundários indesejados, entre eles, a produção de gases.

Segundo informações da Live Science, ao mascar chiclete você acaba engolindo muito ar e, além disso, adoçantes artificiais – como o sorbitol, encontrado em algumas gomas – podem ajudar na formação dos flatos. A maioria das pessoas produz em média um litro e meio de gases todos os dias. Eles são constituídos por oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio presente no ar que respiramos (e engolimos). A fermentação dos alimentos no cólon, por sua vez, produz hidrogênio e metano – bem como dióxido de carbono e oxigênio.

O odor desagradável dos flatos é resultado de gases vestigiais, tais como o sulfureto de hidrogênio, indol ou escatol, produzidos no momento em que os alimentos se decompõem no cólon. Após todo esse processo, o gás é liberado por meio de arrotos ou flatulência. Dessa forma, quando engolimos o ar para não o liberarmos como arroto, ele encontra a saída pelo outro lado, neste caso o reto. Estima-se que cerca da metade do gás que sai pelo reto seja resultado do ar engolido.

As pessoas costumam liberar gases cerca de 10 vezes por dia – e 20 vezes ainda é considerado normal. No entanto, outras costumam sofrer de inchaço causado pelo acúmulo dele. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não ocorre devido a uma produção excessiva de gases, mas sim por que eles não se movem suficientemente rápido após a ingestão do ar. Às vezes, o gás também pode se mover na direção errada, voltando para o estômago. Logo, ele se acumulará ali e produzirá o desconforto.

Normalmente, esses desconfortos não são preocupantes. No entanto, você deve procurar ajuda médica se eles vierem acompanhados de sintomas como dores abdominais, vômito, diarreia, constipação, perda de peso, sangramento e azia. Abaixo, você pode conferir algumas maneiras de aliviar o inchaço causado pelos gases:

– Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia ao invés de uma, duas ou três grandes;

– Mastigar bem os alimentos antes de engolir e comer devagar;

– Não comer quanto estiver nervoso ou apressado;

– Não fumar, pois, o hábito pode fazer com que você engula mais ar;

– Evitar os suspeitos de costume: feijão, cebola, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, alcachofra, aspargo, pera, maçã, pêssego, ameixa, pão de trigo integral, cerveja, refrigerante e sorvete;

– Reduzir os alimentos gordurosos. A gordura retarda a digestão, dando muito mais tempo para a comida fermentar;

– Reduzir o consumo de produtos lácteos, ou tentar produtos que ajudem a digerir o açúcar do leite (lactose);

– Adicione suplementos para auxiliar na digestão, como o Beano, feito a partir de uma enzima chamada alfa-galactosidase, que ajudar a quebrar os carboidratos mais complexos encontrados nos alimentos listados acima. Além dele, medicamentos à base de simeticona também podem ajudar a quebrar as bolhas de gases, bem como comprimidos de carvão vegetal, que podem absorver gases e toxinas.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência