Jacaré gigantesco é filmado passeando pela Flórida

de Gustavo Teixera 0

Jacarés são incrivelmente comuns no estado da Flórida, Estados Unidos, e reúnem muitos turistas curiosos por vê-los em seu habitat natural.

Porém, provavelmente, até hoje nunca havia sido registrado um jacaré do tamanho de um pequeno carro passeando, como o gigante do vídeo abaixo. O vídeo do enorme jacaré em uma reserva natural no centro da Flórida se tornou viral esta semana, com muitas pessoas perguntando as mesmas coisas: É real? Como um jacaré fica tão grande assim?

O jacaré em questão foi apelidado de “Humpback” – algo como “Corcunda” –, e foi filmado no Circle B Bar Reserve em Polk County, na Flórida. Kim Joiner, que capturou a filmagem, estimou que o jacaré tinha cerca de 3,6 metros de comprimento, e admitiu ficar um pouco “nervosa à medida que passava”.

No entanto, eu vi isso acontecendo”, respondeu Joiner nos comentários no Facebook. “Eu fiquei mais assustada quando ele simplesmente atravessou na pista Alligator Ally”, completou ela. Joiner insiste que ela não editou a filmagem, e de acordo com o biólogo Rick Shine, da Universidade de Sydney na Austrália, o vídeo parece ser genuíno.

Na verdade, ele aponta que os jacarés podem ficar muito maiores do que nós pensamos. O maior jacaré já encontrado foi morto no estado norte-americano do Alabama em 2014, e tinha 4,5 metros. Mas há relatos não confirmados de que eles ficam ainda maiores. O macho do jacaré americano médio tem cerca de 4 metros de comprimento, e há registros ocasionais deles com mais de 5 metros”, disse Shine ao site Science Alert.

Esse é um animal que deve pesar 500 quilos. Esse é um enorme réptil.”, completou. Ele admite que é difícil dizer na filmagem o tamanho real do jacaré, por causa da perspectiva e do ângulo em que foi filmado. Acho que não há dúvida de que Humpback é macho. Mas você não pode estimar o tamanho real do animal, porque está muito mais perto da câmera do que os turistas, você poderia fazer um pequeno lagarto parecer gigantesco desta forma.”, disse Shine.

Outros especialistas em animais também comentaram o caso. O animal no vídeo é certamente um jacaré-americano, e é muito grande, provavelmente um macho”, disse Ian Recchio, curador de répteis no Zoológico de Los Angeles, à revista National Geographic. Eu não posso dizer se alguém manipulou digitalmente as pessoas no fundo, mas o animal parece ser autêntico”, completou Recchio.

Ele acrescentou que a estimativa de Joiner de 3,6 metros não é razoável para o animal. A próxima pergunta é: se o jacaré é legítimo, por que essas pessoas não correm? Shine explica que, embora jacarés possam ser muito grades, eles são muito mais propensos a não atacar do que um crocodilo-de-água-salgada.

A coexistência de jacarés e pessoas no sudeste americano é simplesmente extraordinária. De vez em quando, alguém é levado, mas é uma ocorrência muito rara. Os jacarés realmente não parecem estar muito interessados nas pessoas como alimento”, explicou Shine. Em vez disso, eles preferem se alimentar de animais menores, como peixes, tartarugas, ratos e, ocasionalmente, mamíferos maiores como cervos. Quando eles atacam humanos, normalmente é um erro, ou um caso de estar no lugar errado na hora errada, explica Shine.

Por mais aterrorizante que o animal pareça, não é o primeiro enorme jacaré encontrado no estado. No ano passado, um jacaré de tamanho semelhante foi descoberto andando no Buffalo Creek Golf Club em Palmetto, na Flórida. Jacarés podem continuar a crescer ao longo de suas vidas e, de modo geral, quanto mais velhos, maiores. Porém, desde que os jacarés foram colocados na lista de espécies ameaçadas em 1973, a maioria não teve a chance de viver tempo o suficiente para ficar enorme.

Essa era uma espécie que foi perseguida, e quase foi extinta, assim que a população reduziu. Agora estamos vendo jacarés mais velhos que no passado.” disse Recchio à National Geographic.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência