O novo governo da Espanha recentemente anunciou planos para proibir a veiculação dos memes. No entanto, ao invés de apoio, eles conseguiram uma zombaria imediata que começou nas mídias sociais. O plano foi apresentado ao Congresso da Espanha pelo Partido Popular do primeiro-ministro Mariano Rajoy, segundo informações do jornal Daily Mail.
Os regulamentos controversos sugeriam frear a propagação de “imagens que infringem a honra de uma pessoa”. No entanto, apenas minutos depois, usuários no Twitter iniciaram um verdadeiro dilúvio de memes, zombando do primeiro ministro e seu governo.
Em uma das publicações, Rajoy é retratado como um personagem Ewok, do filme “Star Wars”, em outra como Edward, de “Edward mãos de tesoura”, ou caracterizado como o personagem Maximus, interpretado por Russel Crowe no filme “Gladiador”. Muitos dos memes vieram acompanhados da hashtag #SinMemesNoHayDemocracia (Sem memes não há democracia em tradução livre).
De acordo com o The Local, o Partido Popular quer que a medida seja incluída à Lei de Segurança dos Cidadãos. Introduzida no ano passado, ela foi interpretada como “lei da mordaça” em meio a acusações de censura dos protestos públicos e ativismo online.
Por esse motivo, ativistas passaram a criticar a proposta mais recente, afirmando que verdadeiramente se trata de uma ameaça à liberdade de expressão. “Se a intenção é perseguir aqueles que publicam imagem sem consentimento, um ato tão difundido, compartilhar crítica política na forma de memes torna-se uma atividade de risco”, disse Carlos Sánchez Almeida, da Plataforma de Defesa da Liberdade de Informação, em entrevista ao The Local.
Contudo, há relatos de que o plano não conseguirá ser aprovado pelo Congresso, uma vez que o partido não representa a maioria.
A Espanha precisou de 10 meses para conseguir estabelecer um governo após duas eleições gerais inconclusivas e várias tentativas frustradas de coalisão em um país onde o tradicional sistema bipartidário foi quebrado pelo surgimento de novos partidos políticos – que surgiram em meio aos apelos de um eleitorado atingido pela recessão.
Rajoy recebeu aprovação parlamentar para um segundo governo em outubro deste ano, mas ainda possui o mandato mais fraco (com menor apoio) da História moderna da Espanha.
[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]