Gigantesco buraco no Chile não para de aumentar e pode entrar em colapso, alertam autoridades

O problema do misterioso buraco que surgiu no deserto do Atacama parece estar longe de acabar

de Redação Jornal Ciência 0

O misterioso buraco gigante que surgiu no deserto do Atacama, no Chile, continua sendo um enorme problema para os órgãos governamentais do país.

O sumidouro corre risco de entrar em colapso e “desabar”, o que aumentaria enormemente o seu tamanho — e os riscos para a população — alertam as autoridades locais da cidade de Tierra Amarilla, com 15 mil habitantes, que pediram que o perímetro de distância do local seja aumentado para evitar possíveis acidentes.

O surgimento do enorme sumidouro ocorreu no final de julho e, desde então, especialistas, cientistas, agências do governo chileno e os responsáveis pela empresa de mineração na região tentam entender o que teria ocorrido.

O buraco tem formato quase perfeitamente circular. Inicialmente, seu diâmetro era de 25 metros e possuía 64 metros de profundidade, mas o sumidouro continuou crescendo e atualmente está com 36,5 metros de diâmetro e mais de 200 metros de profundidade.

A mina de cobre, a Lundin Mining, que é canadense, está proibida de operar por orientação do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin). Esta agência governamental busca entender os mistérios sobre o que causou o buraco, mas já avisou que ele continuará se expandindo.

A previsão é que seu tamanho se estabilize quando o diâmetro da superfície for equivalente ao diâmetro do fundo. Geólogos, que deram entrevistas à BBC, explicam que estes sumidouros podem ter causas naturais, como intensas chuvas ou a influência de atividades mineradoras.

A empresa Lundin Mining afirmou à Reuters que estudos aprofundados precisam ser realizados para entender a causa e origem do sumidouro — isso significa que talvez a atividade mineradora não tenha sido a culpada pelo aparecimento. O mistério continua sem uma explicação oficial.

Fonte(s): BBC / Reuter Imagens: Reprodução / Twitter

Jornal Ciência