Games violentos não têm efeito sobre a empatia, segundo estudo

de Julia Moretto 0

Um estudo descobriu que games não têm efeitos a longo prazo sobre a empatia de uma pessoa, sugerindo que ela não é prejudicada por jogos. Estudos anteriores têm controversamente apontado uma ligação entre o jogo e uma falta de empatia, mas eles apenas analisaram os efeitos de curto prazo. Esta última pesquisa, publicada na revista Frontiers in Psychology e liderada pelo Dr. Gregor Szycik da Hannover Medical School na Alemanha, olhou para os efeitos a longo prazo e não encontrou nenhuma correlação.

 

Interpretamos nossos resultados como evidência contra a hipótese de dessensibilização e sugerimos que o impacto da mídia violenta no processamento emocional pode ser bastante agudo e de curta duração“, escreveram os pesquisadores em seu artigo. O estudo envolveu um grupo de 30 pessoas, 15 que jogavam jogos violentos regularmente – quatro horas por dia em média – e 15 indivíduos que não tinham jogado videogames violentos. Os games incluíam Callof Duty e Counter-Strike.

 

Para ter certeza de que não havia efeitos de curto prazo, os jogadores foram convidados a não jogar durante três horas antes do experimento. Ambos os grupos foram questionados psicologicamente, antes de serem analisados por um scanner de ressonância magnética enquanto eram mostradas imagens projetadas para provocar uma resposta emocional e empática. Isto foi usado para ver quais regiões do cérebro eram ativadas.

 

No questionário psicológico, não houve diferença nas medidas de agressividade e empatia entre os jogadores e os não jogadores. Os pesquisadores encontraram o mesmo achado nos dados da fMRI (ressonância magnética funcional). Esses resultados surpreenderam os pesquisadores, pois eram contrários à sua hipótese inicial, e sugerem que quaisquer efeitos negativos dos videogames violentos sobre a percepção ou o comportamento podem ser de curta duração“, afirmou.

 

Em seu trabalho, os pesquisadores observam que outros estudos que analisaram esses efeitos usaram participantes que foram expostos a videogames violentos ou outras experiências antes ou durante o experimento. Isso significava que esses resultados poderiam ter sido “influenciados não apenas pela dessensibilização, mas também por outros fatores, como uma maior atenção às ações motoras ou ativação imediata de cognições agressivas“.

 

Houve algumas limitações do estudo, como o pequeno tamanho da amostra ea dificuldade de analisar “achados nulos“. Além disso, ambos os grupos só foram controlados no que dizia respeito a games, ficando suscetíveis a outros meios de comunicação, como filmes violentos ou conteúdo da internet, o que significa que existe a possibilidade de que tenham sofrido dessensibilização por outros meios.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Pexel ]

Jornal Ciência