Chamado de “The USB Killer”, este pen drive disponível comercialmente, é capaz de “fritar” quase que instantaneamente qualquer computador em alguns segundos.

 

De acordo com informações da Oddity Central, ele recolhe rapidamente o poder de energia pela entrada USB e, em seguida, repetidamente descarrega uma energia de 240 V para o computador até que ele apague.

USB-Killer2-600x338

Composições semelhantes à do dispositivo têm sido muito utilizadas para infectar os computadores de usuários desavisados através de vários tipos de malware e spyware. No entanto, um hacker russo, conhecido como DarkPurple, ano passado mostrou uma nova maneira de utilizar o método a partir de drives USB.

 

O dispositivo foi descrito como protótipo destinado a pesquisadores de segurança e pessoas que trabalham com padrões USB, para ajudá-los a tornar os dispositivos imunes a ataques de alta-tensão. No entanto, recentemente o USB Killer começou a ser disponibilizado comercialmente, e qualquer pessoa pode adquiri-lo por 56 dólares (R$ 186).

 

Apesar de parecer inofensivo, ele é letal para 95% dos laptops e computadores –com entrada USB. É equipado com pequenos condensadores que recolhem energia a partir da fonte de alimentação USB ao qual está conectado. Quando é completamente carregado, o que leva menos de um segundo, envia descargas de mais de 200 volts de energia para o computador, até que a máquina seja permanentemente desligada.

 

Em nossos testes, mais de 95 por cento dos dispositivos são afetados”, disseram os criadores em um vídeo promocional recente. “Aparentemente, os únicos produtos contra a qual o dispositivo não é eficaz são os da Apple”.

 

Embora o hacker DarkPuple tenha reivindicado a autoria do protótipo, não ficou claro se ele ainda está envolvido no projeto. O site oficial do produto não menciona o nome da empresa por trás dele. Mas, de acordo com o site Mashable, ela é sediada em Hong Kong e especializada em hardware de segurança e auditoria.

 

Os criadores admitem que qualquer pessoa com más intenções possa usar o pen drive para destruir computadores, mas enfatizam que não são responsáveis por tais ações. Segundo eles, em teoria, o produto serve para aumentar a conscientização sobre os perigos de ataques para que as empresas reforcem a segurança de seus dispositivos.  Confira o vídeo de teste do produto:


[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência