Furar um pneu é um aborrecimento para qualquer ciclista. No entanto, esse ônus pode estar perto do fim, porque uma empresa chamada Nexo, baseada em Utah, nos EUA, pode ter criado a solução perfeita para o caso.

Trata-se de um pneu feito de polímeros de silicone, que não precisa de ar e nunca fura. Por causa de sua composição, oferece um equilíbrio perfeito, grande resiliência e durabilidade. É vendido em duas formas diferentes, um que possui vida útil de 5 mil quilômetros e outro com durabilidade de 8 mil quilômetros.

pneus-que-nunca-furam_02

Para criar os produtos a empresa usou um único material. Considerando que 10 milhões de toneladas de pneus de bicicletas e tubos são descartados a cada ano, certamente a Nexo deu um passo na direção certa. A marca foi montada por três amigos de infância, Ryan, Jake e Dave, que são donos de uma loja de bicicletas. “Por anos vimos milhares de pneus furados, este é o motivo número um pelo qual nossos clientes nos procuram. Nós odiamos pneus furados, você odeia pneus furados, todo mundo odeia pneus furados”, disse Ryan.

Graduados em Desenvolvimento de Produtos, Gerenciamento de Projetos e Relações Internacionais, eles se aventuraram em busca de um design de pneu de bicicleta que não fosse dependente de câmaras de ar, mas que fosse parecido com o modelo convencional. Além de tudo, o produto pode ser reciclado mais facilmente. O material escolhido foi o polímero de silicone, fácil de produzir e reciclar e significativamente mais leve do que borracha. Eles variam entre 370 e 630 gramas e não precisam ser enchidos com ar.

A desvantagem do produto é que ele não é ideal para corridas, mas pode ser perfeito para treinamentos. Não deve ser utilizado para a prática de mountain riding, uma vez que não possui muito amortecimento, e derrapar com ele também não é uma opção, pois o atrito pode danificar o material.

Outro problema é que, por enquanto, os pneus são vendidos apenas nos EUA, mas a empresa já está pensando em ampliar o sistema de entregas em nível internacional em breve.

[ Bored Panda ] [ Fotos: Divulgação/ NEXO ]

Jornal Ciência