É oficial: sua tabela periódica está ultrapassada

de Gustavo Teixera 0

Prepare-se para começar 2017 com uma nova tabela periódica, porque mais quatro elementos foram oficialmente adicionados à sétima fileira: nihonium (Nh), moscovium (Mc), tennessine (Ts) e oganesson (Og).

Esses quatro elementos já eram conhecidos pela comunidade científica, mas a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) finalmente anunciou que os nomes foram escolhidos, então temos a aprovação para trocar nossas tabelas periódicas por versões mais atualizadas.

“Após um período de cinco meses de revisão pública, os nomes anteriormente propostos pelos descobridores foram aprovados por membros da IUPAC”, anunciou a organização.

“Continuando a tradição, os elementos recentemente descobertos foram nomeados com base na região geográfica em que foram encontrados, ou com um cientista homenageado. O fim dos nomes também reflete e mantém a consistência histórica e química: ‘-ium’ para os elementos 113, 115 e como para todos os novos elementos dos grupos 1 a 16, ‘-ine’ para o elemento 117, pertencente ao grupo 17, e ‘ -on para elemento o elemento 118, que pertence ao grupo 18”, completou em comunicado à imprensa.

“Os seguintes nomes e símbolos são agora oficialmente atribuídos: nihonium e símbolo Nh, para o elemento 113, moscovium e símbolo Mc, para o elemento 115, tennessine e símbolo Ts, para o elemento 117, e oganesson e o símbolo Og, para o elemento 118.”, finalizou a IUPAC.

Se isso foi um choque para você, em janeiro deste ano já tinha sido anunciado que a IUPAC confirmou oficialmente que quatro novos elementos tinham sido descobertos. Na época, eram conhecidos simplesmente como 113, 115, 117 e 118, e foram designados nomes e símbolos temporários: ununtrium (Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

As equipes de pesquisadores russos, americanos e japoneses foram encarregadas de nomear seus respectivos achados e, em junho, suas sugestões foram oficialmente submetidas para revisão. Agora que os nomes foram aprovados de acordo com as estipulações da IUPAC, a etapa final foi concluída, e eles finalmente vão para a tabela periódica.

Para conhecer os quatro novos elementos um pouco melhor, o nihonium é derivado de “Nihon”, em referência ao Japão, e moscovium faz menção a capital russa, Moscou. Tennessine é uma menção ao estado de Tennessee, que é conhecido por sua pesquisa pioneira em química, e marca o segundo estado dos EUA a ser honrado na tabela periódica. O primeiro estado foi a Califórnia, referenciada pelo elemento californium (ou califórnio).

Oganesson recebeu o nome em homenagem ao físico russo de 83 anos Yuri Oganessian. Esta é a segunda vez que um novo elemento foi nomeado em homenagem a um cientista vivo.

As escolas, centros acadêmicos e outras instituições terão que se atualizar. Se você quiser conferir a nova versão da Tabela Periódica, a União Internacional de Química Pura e Aplicada já disponibilizou a nova versão em seu site para download.

[ Science Alert ] [Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência