“Deusa da Melanina” conquista internet com tom de pele singular e beleza única

de Merelyn Cerqueira 0

Khoudia Diop é uma jovem modelo senegalesa cujo estrelato recentemente atingiu a internet após seu tom de pele singular ser capturado em uma foto publicitária.

A pele rica em melanina de moça causou frisson nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde costuma publicar fotos de si mesma sob o nome de usuário @melaniin.goddess (“Deusa da Melanina” em tradução livre). As pessoas se mostraram impressionadas pela beleza de Khoudia e por seu tom de pele único, enchendo-a de elogios e destacando sua confiança e atitude positiva.

deusa-da-melanina

A intenção da senegalesa é conquistar uma carreira bem-sucedida como modelo, já que, enquanto crescia, foi alvo de muito bullying. Em um post no Facebook, ela admitiu que já foi chamada de diversos apelidos, incluindo “Filha da Noite”. Os “valentões”, segundo ela, costumavam inventar todos os tipos de nomes para que ela se sentisse mal com a própria cor.  No entanto, ela disse ter amado todos os apelidos e mostrado que não se importava com o que pensavam.

deusa-da-melanina_01

O clareamento de pele, de acordo com informações da Oddity Central, é um grande problema em muitos países africanos. Regularmente, milhares de mulheres se sujeitam ao procedimento apenas para tentar atingir um padrão de beleza imposto pelas mídias europeia e norte-americana, especialmente. Um relatório recente descobriu que 75% das mulheres nigerianas utilizam produtos de clareamento de pele, seguido por 59% das mulheres de Togo e 35% das sul-africanas.

Para Olanrewaju Falodun, um consultor e dermatologista no Hospital Nacional de Abuja, existe uma crença errônea de que as mulheres de pele clara são mais bonitas e aceitas pelos homens. “Ao longo do tempo essas mulheres complexadas com a cor escura tendem a clarear a pele para melhorar sua autoestima”, disse ele acrescentando que ignorância e pressão dos maridos são outros motivos.

deusa-da-melanina_02

Considerando as implicações psicológicas nas mulheres que passaram pelo mesmo, Khoudia tem uma postura muito positiva: sentir-se confortável em sua própria pele – ao invés de tentar mudar isso com químicos potencialmente perigosos. Não por menos, ela foi bastante elogiada nas redes sociais. A campanha que a revelou ao mundo faz parte do projeto Colored Girl, que celebra todos os tipos diferentes de pele feminina.

deusa-da-melanina_04

[ Melinated ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência