Os bebês nascem enrugados e com traços estranhos. Muitas pessoas até dizem que eles chegam ao mundo com a famosa “cara de joelho”. Porém, há uma característica comum em muitos recém-nascidos: os olhos azuis.

Muitas crianças nascem com os olhos claros e com o passar do tempo vão mudando de cor. Aquele lindo tom de azul vai se transformando em castanho. Mas você sabe por que isso acorre?

bebe-olhos-claros_01

De acordo com os oftalmologistas, a responsável pela mudança é a quantidade de melanina com que nascemos, e se ela se altera após o nascimento. “Tem a ver com a quantidade de melanina com que nascem e como a melanina aumenta após o nascimento“, disse a especialistas Norman Saffra. A melanina é um pigmento influencia grandemente no tom dos cabelos, dos olhos e da pele.   

Para ficar mais claro: uma pessoa com olhos azuis, possui pouca melanina na íris; uma pessoa com olhos verdes ou castanhos, tem quantidade média de melanina e alguém com o tom marrom escuro possui grande quantidade do pigmento nos olhos. 

Outro fator que ajuda a definir a pigmentação é a exposição à luz. Isso acontece devido a produção de melanina pelos melanócitos. Nos adultos, pode haver mudança na cor dos olhos em função da exposição ao Sol. Os recém-nascidos possuem olhos mais claros porque passaram os primeiros meses na escuridão, dentro do útero da mãe.

Os bebês não nascem com a quantidade de melanina que terão para o resto da vida. Esse processo continua após o nascimento e pode durar até os dois anos de idade da criança. Segundo Saffra, “o processo de maturação continua depois do útero“.

Crianças de etnias não-brancas podem nascer com olhos claros e, com o tempo, desenvolver olhos castanhos. Esse efeito não é muito comum, mas segundo especialistas, pode ocorrer. Pessoas com pele escura geralmente têm filhos de olhos castanhos por já nascerem com esse pigmento.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science / Pixabay ]

Jornal Ciência