A triste realidade de Kenny, rotulado como o tigre “mais feio” do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Os olhos azuis penetrantes e a característica pele monocromática fizeram tigres brancos serem uma das atrações mais procuradas no mundo.

No entanto, por trás dessa beleza selvagem existe uma horrível verdade. Por ser uma das espécies de animais mais raras na natureza, os tigres brancos que encontramos nos zoológicos não são exatamente “saudáveis”. Eles são resultado de diversas gerações de endogamia, um método de acasalamento entre indivíduos parentes, ou seja, geneticamente semelhantes.

No entanto, em algumas das vezes, esse método pode causar algumas deformidades físicas, imunológicas e neurológicas, de acordo com dados da Big Cat Rescues. Kenny, um tigre branco que foi resgatado depois de ter sido rejeitado por nascer com dentes salientes e focinho curto, é um exemplo disso.

Kenny-tigre-endogamia_01

A prática da endogamia foi proibida pela American Zoological Association, ainda em 2011. No entanto, acredita-se que ela ainda esteja sendo realizada em zoológicos e algumas atrações turísticas de Las Vegas. Essa proibição acontece devido ao fato de a prática estar relacionada a uma série de problemas de saúde em muitos desses animais nascidos em cativeiro. São defeitos que podem aparecer no sistema imunológico, neurológico ou até mesmo através de deformidades faciais – desde olhos vesgos e salientes até problemas na dentição e fenda palatina. Além disso, mesmo quando nascem saudáveis, esses tigres ficam impossibilitados de voltar à natureza, já que sua pele branca faz com que seja impossível caçar sem ser notado.

Kenny, o tigre em questão, foi resgatado de um criador particular quando tinha apenas dois anos. Nascido com um focinho curto, rosto largo e dentes projetados em ângulos diferentes, ele estava sendo mantido num cativeiro imundo e escondido por não ser bonito o suficiente para venda.

Durante esse resgate, a equipe também trouxe um tigre de bengala com olhos vesgos, chamado Willi, que poderia ser o irmão de Kenny. De acordo com Susan Bass, responsável pela Big Cat Rescue, que organizou o resgate, ambos podem ter sido originados a partir de endogamia. “Eles não são uma espécie, não estão em perigo e não precisam ser salvos, eles simplesmente não deveriam existir”, disse.

Kenny-tigre-endogamia_02

Outro tigre branco resgatado, apresentava uma fenda palatina que lhe deu uma espécie de sorriso permanente. “Para conseguir um filhote perfeito, muito branco, as chances são de uma em 30”, explicou. “O que acontece com os outros 29? São sacrificados, abandonados, quem sabe…” completou.

Infelizmente Kenny morreu em 2008, aos 10 anos de idade, por causa de um melanoma (câncer de pele). Contudo, não ficou claro se a doença era resultado de sua criação, o que se sabe é que o animal teve a sorte de viver seus últimos dias em um abrigo para animais selvagens, onde recebeu carinho e cuidados.

[ Daily Mail / Ageitec ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência