Conheça a maior cratera artificial do mundo localizada perto da famosa Área 51

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida como cratera Sedan, ela está localizada em um antigo local de testes nucleares em Nevada, Las Vegas, nos Estados Unidos, perto da Área 51. Resultado de um teste subterrâneo de explosão chamado de Operação Sedan realizado no dia 6 de julho de 1962, ela permanece até hoje como a maior cratera artificial – feita pelo homem – do mundo.

O objetivo do teste em questão, patrocinado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore, era buscar usos não militares para bombas atômicas, como a mineração. Após a explosão de um dispositivo que havia sido enterrado a quase 200 metros de profundidade, e sob o peso de 11 milhões de toneladas de terra, um buraco de 100 m de profundidade e 390 m de diâmetro foi aberto após uma explosão de 104 quilotons – caracterizando a maior depressão já causada por uma detonação nuclear.

maior-cratera-artificial-do-mundo_01

maior-cratera-artificial-do-mundo_02

maior-cratera-artificial-do-mundo_03

Todos os anos, cerca de 10 mil pessoas se aventuram até a região para visitar o buraco gigante. Após a explosão, ocorreu a liberação de grandes quantidades de partículas nucleares radioativas, mas isso não parece incomodar os visitantes.

O resultado do projeto também abriu portas para o uso de armas de tal porte na criação de portos, minas e usinas hidroelétricas.

maior-cratera-artificial-do-mundo_04

maior-cratera-artificial-do-mundo_05

maior-cratera-artificial-do-mundo_06

[ Mother Trip ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência