Cientistas descobriram uma espécie única de inseto existente desde a época dos dinossauros

de Julia Moretto 0

George Poinar, da Universidade de Oregon, nos EUA, fez a descoberta de uma nova espécie de inseto que é tão extraordinária que não pode ser classificada com as outras espécies conhecidas.

Os especialistas ficaram perplexos com a espécie, chamada de Aethiocarenus burmanicus, encontrada em uma peça de âmbar em Birmânia. Para classificar este inseto particular, foi criada uma nova ordem biológica, uma vez que não está relacionada a qualquer uma já existente.

“Não pude acreditar no que via”, contou Poinar. Segundo ele, o inseto tem a cabeça grande, pernas longas e corpo estreito.

Além disso, o cientista estima que Aethiocarenus burmanicus viveu cerca de 100 milhões de anos e seja onívora. Da mesma forma, ele garante que o animal tinha a capacidade de virar seus olhos 180 graus. Esta qualidade é especialmente incomum.

De acordo com os especialistas, embora existam espécies de insetos que também são capazes de girar os olhos, eles só conseguem fazer o movimento verticalmente.

No estudo publicado na revista Science Direct, Poinar argumentou que o inseto pode se movimentar rapidamente nos troncos das árvores e que ele também habitou o planeta na época dos dinossauros.

O inseto também teria capacidade de liberar uma substância para repelir predadores, como um mecanismo de defesa.

Fonte: Super Curioso Fotos: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência