TOP 15 fatos fascinantes sobre as moscas-das-frutas

de Merelyn Cerqueira 0

Considerada pelos fruticultores uma das mais incômodas pragas, a mosca-das-frutas é um inseto considerado matreiro, pertencente ao gênero Anastrepha, e, mesmo com seu minúsculo tamanho, é capaz de causar grandes prejuízos à lavoura.

Isso porque, as fêmeas encontram nas frutas proteínas e carboidratos de que precisam para maturar seus ovos. Quando o fazem, deixam uma porta aberta para a proliferação de fungos e bactérias, resultando no apodrecimento da fruta. Mas, apesar de indigestas, elas são especialmente fascinantes, conforme mostrou um artigo publicado originalmente pela revista Mental Floss.

1 – Possuem um ciclo de vida extremamente curto

Ela tem um ciclo de vida relativamente rápido. Um casal fértil, após o acasalamento, pode produzir centenas de descendentes geneticamente idênticos em apenas 10 e 12 dias, desde que a temperatura ambiente seja 25° C ou maior.

2 – São ótimas cobaias de laboratório

Como possuem um ciclo de vida curto, são consideradas cobaias ideais. Os pesquisadores podem facilmente estudar a evolução genética da espécie ao longo de gerações em um período curto. Para efeito de comparação, o que a Ciência aprendeu em 30 anos de estudos com as moscas-das-frutas teria levado ao menos 200 anos em ratos.

3 – Ajudaram nos estudos das bases genéticas

O pesquisador Thomas Hunt Morgan foi um dos primeiros a estudar sistematicamente as moscas durante essa última virada de século. Ele teria sido o primeiro a confirmar a teoria de herança cromossômica – em essência, como os genes estão localizados nos cromossomos “como contas em um colar”, e que alguns deles estão relacionados ou foram herdados. Esse trabalho rendeu ao cientista o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1933.

4 – Embora sejam pequenas, têm muitos genes

Para colocar em perspectiva, os seres humanos têm 24.000 genes, enquanto as pequenas moscas, 14.000.

5 – Podem nos ensinar muito

Em 2000, cientistas disseram ter conseguido sequenciar todo o genoma da mosca-das-frutas. E de acordo com o Projeto Genoma Humano, durante o último século, a espécie teria rendido uma enorme riqueza de informações sobre como os genes funcionam. Desde então, eles têm sido usados para ajudar na descoberta das regras de herança e para estudar como uma única célula, um ovo fertilizado, é capaz de crescer para um animal inteiro.

6 – São geneticamente parecidas com seres humanos

Estima-se que cerca de 75% dos genes que causam doenças em seres humanos também são encontrados nas moscas-das-frutas.

7 – E é por isso que podem ser usadas como modelos

Por ser geneticamente parecida conosco, os pesquisadores podem usar a espécie para simular doenças e pragas humanas. Por exemplo, quando colocadas sob uma dieta rica em açúcar, também apresentaram indícios de diabetes do tipo 2.

Ainda, os pesquisadores podem modificá-las geneticamente para estudar inúmeras condições.

8 – Mas como elas podem ser usadas vivas dentro de um laboratório?

Os pesquisadores lançam no ambiente em que as moscas se encontraram uma certa quantidade de dióxido de carbono, que as deixa menos dispostas a voar. Então, colocam-nas em tubos de ensaio para estudo.

9 – Cromossomos da mosca-das-frutas são como códigos de barra

A espécie Drosophila tem cromossomos de politeno, ou padrões semelhantes a códigos de barra, com partes claras e escuras. Logo, isso facilita o trabalho dos cientistas, que conseguem avaliar com mais clareza os rearranjos genéticos e deleções.

10 – As fêmeas são muito ocupadas

Estima-se que uma fêmea coloque cerca de 30 a 50 ovos por dia ao longo de toda a sua curta vida, considerando que viva em temperatura ambiente. Diferente disso, quando está frio, costuma produzir muito menos ovos.

11 – Possuem grandes cérebros

O cérebro de uma mosca-das-frutas adulta tem mais de 100.000 neurônios, que formam circuitos discretos e controlam complexos comportamentos – incluindo ritmo cardíaco, padrões de sono, aprendizado e memória, acasalamento, alimentação, agressão, crescimento e voo.

12 – Apreciam uma boa cerveja

Elas são verdadeiros especialistas quando o assunto é cerveja. Isso porque, em uma experiência realizada por pesquisadores de Stanford, descobriu-se que as moscas-das-frutas eram mais atraídas às cervejas com leveduras de base mais frutificada, que também tendem a ser as preferidas dos seres humanos.

13 – Elas também “afogam as mágoas”

Quando são sexualmente rejeitados, os machos também costumam lidar com suas amarguras. De acordo com um estudo publicado pela revista Science, o circuito de recompensa no cérebro de moscas-das-frutas, de forma semelhante ao dos seres humanos, recebe um impulso agradável quando sob o efeito do álcool.

Logo, é bem provável que elas recorram ao líquido por um motivo semelhante ao nosso: melhorar o humor. Num estudo realizado na Universidade da Califórnia, pesquisadores descobriram que os machos que haviam sido rejeitados por fêmeas bebiam quatro vezes mais álcool do que os que conseguiram acasalar.

14 – Nos fornecem as melhores drogas

A versatilidade das moscas é frequentemente utilizada como um modelo para testar efeitos de novos medicamentos em vias bioquímicas.

15 – Graças a elas, pesquisadores descobriram um novo mecanismo de cura

Utilizando moscas-das-frutas como cobaias, a pesquisadora Vicki Losick recentemente descobriu que em feiras, as células aumentam por meio de poliploidização (multiplicação de cromossomos), para compensar as que são perdidas. Isso sugere que os danos celulares causados por lesões levam ao crescimento ou proliferação celular, dependendo do contexto, o que muda completamente nossa compreensão de como corpo reage a um ferimento.

[ Mentalfloss ] [ Foto: Reprodução / Wikipedia ]

Jornal Ciência