Arábia Saudita diz que pretende pregar contra a ocidentalização e o ateísmo nas escolas

de Julia Moretto 0

Arábia Saudita está alertando os estudantes contra a “ocidentalização” e ateísmo. O Ministério da Educação criou um projeto chamado Immunity, que aborda algumas ideias podem ameaçar a “segurança ideológica” das crianças.

 

Entre a lista de ameaças às crianças estão ocidentalização, ateísmo, liberalismo e secularismo. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio, o extremismo do ISIS e da Al-Qaeda, também são pontos considerados. No entanto, a notícia dos novos planos provocou uma reação inesperada de alguns cidadãos sauditas nas mídias sociais. Eles protestaram contra a percepção do Ministério de que o liberalismo seja uma ameaça maior para o país do que o extremismo.

 

Se apenas o nosso ministro da Educação altamente intelectual nos dissesse suas definições pessoais de ‘liberalismo’ e ‘secularismo”, escreveu Nadine Al-Budair, personalidade da mídia, no Twitter. No entanto, outros elogiaram o plano e espalharam a hashtag “O liberalismo é perigoso”.

Arábia Saudita, um dos países mais conservadores do mundo, foi acusado de fomentar o extremismo, promovendo os ensinamentos sunitas do século 18 pregados por Sheikh Mohammed bin Abdul Wahhab. As ideias de Wahhab foram vistas como uma força motriz por trás das divisões do Islã e como inspiração para Al-Qaeda e Estado Islâmico.

 

Apesar de tudo, autoridades sauditas dizem que estão trabalhando para conter mensagens extremistas e aumentando os esforços para promover a tolerância.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Islam Today ]

Jornal Ciência