Aprenda a conservar corretamente legumes e verduras sem perder nutrientes, cor e sabor

de Merelyn Cerqueira 0

O congelamento de alimentos para conservação, quando feito de maneira correta, pode ser uma ótima opção para uma dieta saudável, uma vez que há uma perda nutricional de apenas 5% durante o processo.

Mas, congelar um alimento não se limita apenas a colocá-los no freezer. Há uma forma específica de conservar cada legume.

Isso porque, embora alguns devam ser congelados crus, outros devem ser cozidos ou escaldados antes de serem expostos às baixas temperaturas, segundo informações da nutricionista Tatiana Zanin, do Conselho Regional de Nutrição, para o site Tua Saúde.

1 – Prepare os legumes

Após adquirir os legumes frescos, retire as partes não comestíveis e lave-os em água corrente. Em seguida, corte-os da maneira que achar melhor.

2 – Congelando

Para que alguns legumes e verduras durem por mais tempo, é necessário escaldá-los já picados em água fervente por cerca de 30 segundos a 2 minutos. Depois, coloque-os em um recipiente com água e gelo.

Em seguida, retire o excesso com pano limpo, deixando um pouquinho de água. Esta ação permitirá que eles fiquem com uma textura mais mole após o descongelamento.

Isso pode ser feito com: manjericão, cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafre, batata, batata doce, abóbora, mandioquinha, beterraba (não precisa cortar), berinjela, couve, abobrinha, nabo, milho, ervilha e feijão (cozinhar e congelar com o caldo).

3 – Embalando

A dica aqui é montar porções secas com as quantidades certas para cada prato, uma vez que durante o congelamento eles grudarão um no outro. Antes de selar as porções, permita que o máximo de ar seja retirado do saco.

A nutricionista explica que é importante saber que depois de congelados, alguns vegetais não ficarão mais crocantes, e, portanto, serão melhores aproveitados cozidos ou assados.

A melhor forma de descongelar esses alimentos é colocá-los na geladeira um dia antes do preparo. Se quiser optar por um descongelamento mais rápido, coloque os saquinhos selados em água fria.

É importante lembrar que verduras usadas como tempero, como cebola, alho, manjericão e alecrim, não precisam passar pela etapa do choque térmico.

No entanto, o processo de secagem delas deve ser bem feito, uma vez que, congelá-las úmidas fará com que fiquem com uma péssima aparência após o descongelamento. 

Outra forma de conservá-las é colocá-las em formas de gelo e completar os depósitos com água ou azeite. Depois, é só tirá-las da forma e já estarão prontas para o uso.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência