Adolescente quase morre após desenvolver Síndrome devido ao uso de absorvente interno

de Merelyn Cerqueira 0

Katrina Shelton, 16 anos, de Michigan, EUA, quase perdeu a vida após desenvolver Síndrome do Choque Tóxico – talvez causada pelo uso prolongado de absorventes internos.

 

A princípio, acreditava estar passando por uma simples gripe, uma vez que se sentiu fraca, febril e teve crises de vômito. Ao ser levada para o hospital, rapidamente foi transferida pela UTI, onde foi diagnosticada com a condição.

adolescente-quase-morre-por-uso-de-absorvente_02

De acordo com o jornal Daily Mail, os médicos teriam injetado desesperadamente antibióticos em seu corpo, na esperança de que pudessem lhe salvar a vida. Apesar da causa ter sido considerada o uso de absorventes internos, ela insiste que nunca os deixou no corpo por mais tempo do que o recomendado.

 

Shelton contou que se sentiu mal quando estava na escola. “Eu estava lutando para manter os olhos abertos. Me sentia muito mal, então liguei para minha mãe, e ela veio e me levou para casa”, disse ela acrescentando que depois de dormir o resto do dia, sentiu-se melhor. Porém, novamente, depois de algumas horas, os sintomas voltaram acompanhados de uma intensa fadiga e crises de vômito. Em casa, acabou desmaiando no chão do banheiro, de modo que quando acordou disse não poder mover o lado direito do corpo.

 

No hospital, os médicos a examinaram e informaram à família que a adolescente estava gravemente doente. “No primeiro dia, os médicos estavam preparando a minha família para o pior. Foi muito assustador para eles”, contou ela. Após ter a pressão arterial estabilizada, ficou na UTI por dois dias antes de ser diagnosticada com Síndrome do Choque Tóxico – causada por bactérias que entram no corpo e, em seguida, liberam toxinas prejudiciais.

 

Eles não têm certeza de como aconteceu exatamente, mas me disseram para não usar os absorventes internos de novo. Fiquei muito chocada”, disse. “Você vê as etiquetas de advertência nas embalagens, mas nunca pensa que pode acontecer de verdade. Acredita apenas que é alguma coisa assustadora que eles colocaram ali apenas para alguns casos”.

 

Felizmente, sua recuperação ocorreu de forma rápida, recebendo alta do hospital depois de apenas quatro dias. Três anos depois, a doença não mostrou qualquer efeito de longo prazo. Hoje, com 19 anos, a estudante de psicologia disse que desde então tem evitado os absorventes internos. Eu gostaria de alertar as pessoas a ler a embalagem e levá-la a sério. Acho que se tivesse feito isso, nada daquilo teria acontecido. Acho que elas também precisam estar cientes dos sinais e o que fazer quando acontecer”, aconselhou.

O que é a Síndrome do Choque Tóxico?

adolescente-quase-morre-por-uso-de-absorvente_03
Staphylococcus aureus

Segundo informações da NHS Choices, é uma infecção bacteriana rara e potencialmente fatal causada pelas bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes – que normalmente vivem de maneira inofensiva em nossa pele, nariz ou boca. No entanto, quando caem na corrente sanguínea, liberam toxinas venenosas que podem causar dano tecidual, incluindo à pele dos órgãos, perturbando muitas funções vitais do corpo. Trata-se uma emergência médica que precisa de atenção o mais rápido possível.

 

Os sintomas incluem temperatura corporal acima de 38,9° C, fadiga, desmaio, erupções cutâneas avermelhadas e evidências de que três ou mais órgãos foram afetados pela infecção. Se não tratada, o dano causado nos órgãos pode resultar em morte. Qualquer pessoa pode desenvolver a síndrome, porém, as razões ainda não são completamente compreendidas. Um número significativo de casos com mulheres aponta para o uso prolongado dos absorventes internos, contudo, o seu papel na condição permanece incompreendido. Uma das teorias sugere que, quando deixado por muito tempo dentro do corpo, pode se tornar um terreno fértil para bactérias. Mas, até hoje, nenhuma evidência que apoiasse a ideia foi encontrada.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikimedia ]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.