TOP 8 impressionantes e incríveis processos de produção industrial de coisas que consumimos diariamente

de Merelyn Cerqueira 0

Já parou para pensar em como um refrigerante é produzido? E as batatas chips? Você sabia que apenas 12 cores são usadas para a fabricação de diferentes tonalidades de batons? Estas e outras curiosidades sobre os produtos que consumimos diariamente você confere na lista abaixo.

 

1 – Garrafa de Coca-Cola

WORLD OF COCA COLA #WORLDOFCOCACOLA #COCACOLAFACTORY #COCACOLA #ATLANTA

Uma publicação compartilhada por </pedro> (@pdr.x) em


A receita da Coca-Cola ainda é um mistério para o mundo. Contudo, o processo de fabricação não é exatamente um segredo. Ele começa com a preparação da água, a qual é adicionada xaropes especiais. Uma vez pronto, o líquido é envazado nas garrafas recém-fabricadas, que são produzidas primeiramente como pequenos tubos plásticos, até que entrem em uma máquina de sopro para que ganhem o formato que conhecemos tão bem.

 

2 – Batata Chips

Primeiramente, as batatas que virarão salgadinho são minunciosamente selecionadas. Para fazer pelo menos meio quilo de chips, são necessários até quatro quilos de batatas. Então, estas são misturadas a um “tipo” de amido e cortadas em espessuras finas que não devem exceder 1,3 milímetros. Depois, elas são fritas ou assadas, secas e embaladas.

 

3 – Fósforos


Os fósforos, pelo menos os de qualidade, são feitos com madeiras selecionadas derivadas de reflorestamentos. O ideal é que a haste seja resistente o suficiente para não quebrar na hora em que são riscados. Para que isso aconteça, a madeira é tratada com um reagente especial – e este é um motivo pelo qual você não deve colocar os palitos na boca. No vídeo abaixo, a imagem mostra como é rápida a produção das caixinhas.

 

4 – Sabão

ลูกค้าสั่งผลิต รบกวนออเดอร์ล่วงหน้า 1 สัปดาห์นะคะ ขอบพระคุณที่วางใจเรานะคะ รูปภาพทุกรูป วิดีโอทุกคลิป เป็นลิขสิทธิ์ของบริษัท ห้ามกอปปี้ ดัดแปลง หรือนำไปใช้ โดยไม่ได้รับอนุญาต โดยเด็ดขาด สยามคอสเมติกส์ เอ็นเตอร์ไพรส์ รับผลิตสบู่ก้อน ทุกสูตร สบู่เหลวทุกสูตร รับผลิต ครีม เจล ซีรั่ม สครับ พอกผิวขาว ทุกสูตร โรงงานผลิตได้มาตรฐาน จดแจ้ง อย.ได้ทุกสูตร สนใจสร้างแบรนด์สินค้า ทักมาได้เลยนะคะ พี่หลิง (โทร)0878318981 (line) lingnaka19 ยินดีให้บริการค่ะ #soapfactory#soapmanufacturer#soapwholesale#soapbulk#soapbeauty#soapwhitenning#soapherbal#carrotsoapfactory#carrotsoapmanufacturer#carrotsoapphillipine#carrotsoapwholesale#carrotsoapherbal#carrotsoapwhitening#สบู่แครอทมะละกอ#สบู่ฟิลิปปินส์#สบู่ฟิลิปินส์#สบู่แครอทนาโน#สบู่มะละกอ#โรงงานสบู่#รับผลิตสบู่#รับผลิตสบู่ผิวขาว#สบู่ผิวขาว#สบู่แครอทฟิลิปปินส์#สบู่สูตรฟิลิปปินส์#สครับผิวขาว#พอกผิวขาว#ครีมผิวขาว#โลชั่รผิวขาว#สบู่เมือกหอยทอก#โรงงานสบู่ฟิลิปปินส์#โรงงานสบู่

Uma publicação compartilhada por soap manufacture (@soap_manufacture) em

O processo de produção de sabão não é muito diferente do que você vê a sua avó fazendo em casa, com óleo e soda cáustica (hidróxido de sódio). Em fábricas são utilizados óleos, gorduras vegetais e essências. Uma mistura primária é feita para ser fervida sob a supervisão de profissionais. Ela é mexida até que atinja um ponto de textura ideal. Então, o sabão é colocado para secar por até um dia e meio, para que vire uma pasta e possa ser embalado ou submetido a outros processos.

 

A fabricação do sabão não é muito diferente da fabricação do sabonete, divergindo apenas em elementos mais sofisticados ou delicados, para não agredir a pele.

 

5 – Macarrão instantâneo

??Making ramen, making ramen?? ??? #ramenfactory #ramen #japanesefood

Uma publicação compartilhada por Matches Malone (@no_matches) em


O processo de produção do famoso “miojo” é bem curioso. Ele leva apenas uma mistura de farinha com amido de tapioca, ovo em pó e espessantes para melhorar a textura da massa durante o processo de pré-cozimento, que é feito na fábrica. Após cozido, o “miojo” ainda é pré-frito (em alguns países e marcas), para que permaneça conservado por mais tempo.

 

6 – Chocolate

Primeiro, o cacau é colhido, limpo e fermentado, em um processo que pode durar até uma semana. Depois, ele é seco e enviado as fábricas onde passarão por uma seleção rigorosa. Após assados, são fundidos e misturados com açúcar e leite, dependendo sempre da receita e da empresa produtora. O processo seguinte é o de fervura, que pode durar cerca de 12 horas.

 

7- Rímel

Direttamente dal #cosmoprof2015 e dal #cosmopack2015: la produzione del mascara 🙂

Uma publicação compartilhada por Stefania (@stefissima103) em


A máscara para cílios, também conhecida como rímel, é feita a partir de um pigmento obtido do carbono (dependendo da marca, os pigmentos podem ter diferentes origens e tipos). A ele são adicionados elementos como água, cera e óleos, dependendo da receita e finalidade da máscara. Por exemplo, se for um rímel para alongar os cílios, serão adicionados polímeros flexíveis e microfibras. Agora, se a receita foi de um rímel à prova d’água, então será adicionada a parafina – que também está presente em inúmeros cosméticos, como hidratantes corporais e faciais.

 

8 – Batom

COOL!! :)) #LipstickFactory

Uma publicação compartilhada por Zarina Muñoz (@zariiing) em

A produção de batom conta com cinco ingredientes base: lanolina, óleos, ceras vegetais e animais, corantes e mica (a mica é um derivado mineral que produz efeito cintilante, como se fosse uma purpurina). Algumas marcas costuma colocar polietileno (plástico) para que o produto seja capaz de preencher os lábios sem craquelar.

 

Para que o cheiro não seja o da cera, são adicionados perfumes/sabores (flavorizantes). Curiosamente, apenas 12 cores são utilizadas para a produção dos batons. Elas são misturadas e vendidas nas diferentes tonalidades que encontramos nas lojas.

[ Mistérios / Instagram ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Wikipédia ]

Jornal Ciência