Pesquisadores criam sistema de aprendizado instantâneo semelhante ao do filme Matrix

de Merelyn Cerqueira 0

Se você é fã da trilogia de sucesso dos irmãos Wachowski, Matrix, e sempre sonhou em fazer uso da tecnologia de aprendizagem instantânea através de estimulação cerebral, saiba que ela já foi testada em pilotos comerciais e militares. Através de um simulador de voo, os cientistas foram capazes de relatar uma relevante melhora nas habilidades de pilotos principiantes.

O estudo em questão foi publicado pela revista Science e foi realizado por cientistas japoneses e americanos das Universidades de Boston, nos Estados Unidos, e Kyoto, no Japão. No entanto, nessa nova tecnologia não será necessário que um pedaço de metal seja fincado na cabeça de alguém apenas para aprender Kung Fu.

O estudo em questão trata-se basicamente, de uma máquina de ressonância magnética, que através da estimulação em áreas específicas do cérebro pode aperfeiçoar padrões já conhecidos por ele. Sendo assim, os cientistas observaram o cérebro de pilotos mais experientes e implantaram esse padrão em pilotos menos inexperientes. Essas alterações foram observadas em tempo real, e os pilotos mais novos apresentaram uma melhora de até 33% em suas habilidades de pilotagem.

À medida que descobrirmos mais sobre essa nova otimização, personalizando e adaptando protocolos de estimulação do cérebro, vamos provavelmente ver essas tecnologias se tornarem rotina em ambientes de treinamento e sala de aula”, disse o Dr. Matthew Phillips, um dos cientistas envolvidos no estudo. “É possível que essa estimulação do cérebro possa ser implementada na formação dos condutores, preparação para o vestibular e aprendizagem de línguas”, acrescentou.

Os testes foram realizados pelo laboratório HRL, propriedade da The Boing Company e General Motors, que estão trabalhando na produção de sensores e materiais. No entanto, essa tecnologia está um pouco longe de ser implantada comercialmente. Contudo, se um estímulo cerebral for capaz de fazer alguém levantar toneladas ou desenvolver habilidades de luta, ficaremos todos apreensivos, ou até mesmo entusiasmados.

[ Tech Crunch ] [ Foto: Reprodução / You Tube ]

Jornal Ciência