Mais de 170 milhões de pessoas nos EUA estão bebendo água radioativa. Entenda!

de Merelyn Cerqueira 0

Uma nova investigação feita pelo The Environmental Working Group (EWG) revelou que mais da metade da água potável dos EUA contém elementos radioativos que podem aumentar o risco de câncer.

O EWG analisou quase 50.000 sistemas públicos de água e descobriu que o abastecimento de 170 milhões de norte-americanos contém elementos radioativos. Em cerca de 27 dos 50 estados, o abastecimento excedeu as diretrizes da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), segundo informações da IFLSCience.

Segundo o mapa, a cidade de DeSoto, no Texas, foi a que mais apresentou níveis de rádio acima dos limites legais em suas águas. O elemento radioativo mais comum encontrado foi o rádio, que entra nas águas subterrâneas de maneira natural através de depósitos na crosta terrestre.

Os níveis deste elemento ficam mais altos quando atividades como a perfuração de petróleo, por exemplo, desgastam os depósitos de rochas e solo. Quando isso ocorre, libera radiações ionizadas, categorizadas pela EPA como carcinogênicas.

mapa-interativo_1

O problema, no entanto, é que as diretrizes da EPA não são mais tão rigorosas quanto costumavam ser. Em 2006, cientistas da Califórnia estabeleceram metas de saúde pública para a radiação que são centenas de vezes mais estritas que as normas estabelecidas pela agência, que permitem 70 casos de câncer por 1 milhão de pessoas.

Na ocasião, o estudo, realizado entre 2010 e 2015, descobriu que cerca de 122 milhões de pessoas estavam bebendo água com níveis de rádio acima do que é considerado seguro pelas diretrizes dos cientistas californianos.

mapa-interativo_2

“A maioria dos elementos radioativos na água da torneira provêm de fontes naturais, mas isso não absorve a necessidade de proteger as pessoas através de padrões mais fortes e melhor tratamento da água”, disse Olga Naidenko, consultora científica da EWG.

“Milhões de americanos estão bebendo água com níveis potencialmente nocivos de elementos radioativos, mas os padrões federais desatualizados indicam que muitas pessoas não sabem sobre o risco que enfrentam ao ligar a torneira”.

Confira o mapa interativo

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência