Você tem verrugas? Saiba o que elas são e como tratá-las!

de Redação Jornal Ciência 0

Muitas pessoas acreditam que verrugas podem indicar problemas relacionados ao sangue.

 

Porém, essa afirmação não passa de um mito. As verrugas são lesões causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) e podem ser transmitidas por contato.

 

Acredita-se que existam mais de 80 tipos de papiloma vírus humano capazes de causar as verrugas na pele de uma pessoa. De acordo com a bióloga Karlla Patrícia, do portal Diário de Biologia, a pele humana é formada por três camadas (epiderme, derme e hipoderme). O HPV causa um crescimento externo da derme, ultrapassando a epiderme, e gerando as verrugas.

 

“Quando alguma dessas lesões surge na nossa pele, é importante buscar logo tratamento, senão, corremos o risco de ficar repletos de verrugas, porque, sem querer, podemos levar o papiloma vírus humano para outras partes do nosso corpo ao morder, coçar ou ferir as lesões que tivermos”, afirma Karlla.

 

O tratamento para as verrugas não é complicado. Em crianças, essas lesões costumam desaparecer após algum tempo, já nos adultos, quando não tratada, ela pode virar um câncer de pele.

 

É importante consultar um médico, pois ele irá aplicar um medicamento específico para o tratamento da verruga, principalmente pela crioterapia, que é o congelamento de verrugas de fácil retirada. Em alguns casos, é feita uma pequena cirurgia, que consiste na cura da lesão através da queima da pele no local.

[ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência