Você tem essa planta em casa? Saiba que ela pode ser muito perigosa para sua saúde

de Merelyn Cerqueira 0

Comumente chamada de comigo-ninguém-pode, a espécie do gênero Dieffenbachia sp. é originária da América Tropical e Índia Ocidental.

 

Pertencente à família das Aráceas, essa planta possui folhagens com diversos padrões em verde e branco e é encontrada em muitos jardins por todo o mundo, conforme relatado pelo Diário de Biologia. Contudo, ela também é responsável por diversos casos de intoxicação grave, em que as vítimas são quase sempre crianças ou animais.

planta-perigosa_1
Dieffenbachia bauseii, umas das espécies de Comigo-ninguém-pode. Uma das mais comuns! Foto: Reprodução/sceinceblogs

Em suas flores, folhas, caule e seiva, ela possui cristais de uma substância tóxica chamada oxalato de cálcio. Quando em contato com nosso organismo, por meio da mastigação, por exemplo, pode causar uma reação inflamatória imediata na língua e glote, por meio de um edema, que dificulta a respiração e, possivelmente, resulta em morte por asfixia. Já nos olhos, essa substância pode causar dor, irritação e lesão na córnea, já que é considerada corrosiva à pele e às mucosas.

planta-perigosa_2
A Comigo-ninguém-pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas. Foto: Reprodução/sceinceblogs

Em espécies como o tinhorão, taioba-brava e copo-de-leite também podem ser encontrados cristais de oxalato de cálcio. Além disso, outras espécies facilmente encontradas em canteiros ou jardins, como a espirradeira, coroa-de-cristo, alamanda e chapéu-de-napoleão, também possuem substâncias tóxicas – como glicosídeos cardiotóxicos e alcaloides neurotóxicos – que poderão colocar em risco a saúde de criança e animais.

 

Em qualquer tipo de reação alérgica causada por plantas é essencial procurar ajuda médica o quanto antes para evitar complicações.

[ Fonte: Diário de Biologia / Revista de Ciências Médicas e Biológicas ]

[ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência