“Flor da ressurreição”: conheça a planta que “retorna dos mortos”

de Julia Moretto 0

A Selaginella lepidophylla, mais conhecida como , é uma planta que pertence ao grupo dos licopódios e existe há cerca de 400 milhões de anos. Esta planta também tem a capacidade de sobreviver em ambientes desérticos através de grandes estratégias.  

 

Também chamada de flor da ressurreição, ela nasce no Oriente Médio e na América Central. Mesmo com poucas condições, ela consegue se reproduzir e crescer rapidamente. Porém, nos períodos em que o ar e a terra ficam secos e a umidade chega a zero, a flor se encolhe – no formato de uma bola – para armazenar a umidade em seu interior. As raízes se soltam do corpo e ela pode sobreviver por um longo período sem a necessidade de água. Como não fica enraizada e a folhas estão enroladas, ela é levada pelo vento até encontrar um local úmido para se instalar.

planta-retorna-do-mundo-dos-mortos_1

planta-retorna-do-mundo-dos-mortos_2

planta-retorna-do-mundo-dos-mortos_3

Quando entra em contato com a umidade, ela investiga o local e só depois se abre e retorna à vida. Infelizmente o ser humano já identificou essa característica da planta e diversas pessoas vagam pelo deserto à procura “flor da ressurreição” para vender. Algumas pessoas compram essa planta para ver sua reação em contato com a água.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência