Vídeo: médicos fazem incisão e permitem que bebê saia sozinho da barriga da mãe

de Merelyn Cerqueira 0

Uma mulher no Reino Unido recentemente passou pelo que é chamado de “cesariana natural”: após os médicos realizarem a incisão na barriga, permitem que o bebê saia por conta própria da mãe. O evento em questão foi registrado em um vídeo e publicado no Facebook onde já recebeu mais de 1,6 milhões de visualizações. Os casos de “cesariana natural” estão se tornando cada vez mais populares entre as grávidas.

No vídeo, o bebê é primeiramente auxiliado pelos médicos, que o giram de forma que a saída seja facilitada. Logo, ele começa a se contorcer até que saia completamente da barriga da mãe. Enquanto isso ocorre, os médicos e enfermeiros assistem e, em seguida, um deles é visto entregando o bebê para a mulher, que está acordada.

O que acontece na cesariana natural?
O que acontece na cesariana natural?

Desde que foi publicado há menos de uma semana no Facebook, o vídeo se tornou viral. Em um post, a usuária Sophie Messager, amiga da mãe da criança e autora da publicação, conta que a mulher tinha intenção de fazer uma cesariana natural, mas recusaram seu pedido, forçando-a trocar de hospital.

Assim, com a ajuda do médico Dr. Andy Simm, do Nottinhgham City Hospital, ela conseguiu realizar seu desejo e ainda ter todo o processo filmado – o que ainda servirá para educar outros profissionais da saúde. “Eu particularmente adorei ver o bebê andar para fora do útero”, disse ela.

De acordo com Messager, os médicos ouviram todos os pedidos da mãe, incluindo o não uso de cortinas e a não realização da pesagem e medição até que a família desse o aval. Além disso, ela também pediu aos médicos que esperassem o cordão umbilical parar de pulsar antes de cortá-lo.

Não é o primeiro caso de cesariana natural registrado: em maio do ano passado outra mãe, Sarah Saunders, de Devon, na Inglaterra, chamou a atenção na internet ao passar por um método semelhante. O vídeo em questão, de acordo com Daily Mail, foi visto mais de 2 milhões de vezes desde que foi postado.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Facebook / Daily Mail ]

Jornal Ciência