Veja 3 sinais pouco conhecidos que as palmas das mãos revelam sobre sua saúde

de Redação Jornal Ciência 0

As palmas das mãos contêm grande quantidade de informações sobre sua saúde — embora poucas pessoas tenham conhecimento sobre isso.

Várias doenças que ocorrem, inicialmente de forma silenciosa, são evidenciadas por meio de sinais simples, como, por exemplo, a grande produção de umidade e manchas que sinalizam a necessidade de atenção.

Abaixo você confere 3 doenças que podem afetar o aspecto das mãos e suas características principais.

1 – Hipertireoidismo

Quando você não está em uma situação de ansiedade, sem calor extremo ou febre, mas percebe que as palmas das mãos começam a transpirar, isso pode ser um indício de desequilíbrio na glândula tireoide.

O hipertireoidismo é uma doença que provoca a produção excessiva dos hormônios T3 e T4. Os principais sintomas são frequência cardíaca aumentada, palpitações e arritmias cardíacas, sudorese excessiva e sensação de calor, entre outros.

Embora o suor excessivo nas palmas das mãos e pés possa ser característico de outras doenças, é importante notar este sinal com atenção e procurar auxílio médio para correto diagnóstico.

O hipertireoidismo é tratável, via medicamentos que impedem a produção excessiva de hormônios da tireoide e regulam a glândula novamente.

2 – Endocardite

O aparecimento de marcas vermelhas ou roxas nas palmas das mãos, que também podem aparecer nos dedos, é uma alteração mais preocupante.

A endocardite — uma infecção potencialmente perigosa do revestimento interno do coração — pode ser ocasionalmente indicada por essas anormalidades nas mãos e devem ser vistas com atenção.

Conforme a British Heart Foundation, a endocardite ocorre quando microrganismos entram no sangue e vão para o coração. Isso pode ocorrer de diversas formas, inclusive de bactérias da boca e dos dentes.

Dores musculares e nas articulações, sintomas semelhantes aos da gripe, suores noturnos, falta de ar e inchaço nos pés, pernas ou estômago estão entre os sintomas adicionais listados para a doença.

3 – Doenças no Fígado

Mãos vermelhas e manchadas podem ser um indicador precoce de cirrose, um tipo de doença hepática grave que pode ser fatal. A doença ocorre após diversos danos contínuos e de longo prazo ao fígado.

De acordo com estudos, as palmas das mãos manchadas são um sintoma de problema hepático em quase um quarto (23%) dos pacientes.

Segundo o British Liver Trust, a vermelhidão geralmente começa na base da palma da mão e pode se estender até os dedos. Os pacientes com cirrose também podem sofrer de fadiga, perda de apetite, coceira na pele, náuseas e perda de peso.

Em todos os relatos acima, é fundamental que você procure um médico para uma consulta detalhada, para serem analisados os sintomas e os aspectos apresentados nas mãos antes do agravamento das doenças.

Fonte(s): The Sun Imagem de Capa: Reprodução / The Sun

Jornal Ciência